A 5ª edição do Projeto Graffiti e Memória dos Povos- Arte de rua e ancestralidade na lata, reforça a importância da arte de rua como ponte entre o presente e a ancestralidade, conectando gerações e saberes em ações que valorizam a cultura periférica, os sabores tradicionais, a identidade e a resistência dos povos.

No dia 09 de agosto, a partir das 14h, no Brechó Jany Li, conhecido por ser um espaço de resistência, arte urbana e acolhimento cultural, se transforma, nesta edição, em território de memória viva e fortalecimento identitário, é onde vai acontecer a "Oficina de Finalização de Cocar" com o Cacique Oiaporã Pankaxuri, também conhecido como Chiquinho, que compartilhará técnicas tradicionais de confecção de cocares.

A proposta da atividade é estreitar os laços entre territórios periféricos e comunidades indígenas, reforçando o papel da cultura como ferramenta de resistência e preservação da memória, através do encontro, que além de formativo, carrega um forte valor simbólico e afetivo, pois promove uma vivência intercultural entre territórios periféricos e povos indígenas.

A ação busca promover encontros entre a arte periférica e as tradições populares e ancestrais, fortalecendo as transversalidades entre culturas que historicamente resistem. Além disso, a proposta incentiva a formação de público para as artes visuais e de rua, e atua no registro de memórias das comunidades tradicionais por meio da arte, com especial atenção ao graffiti enquanto ferramenta de expressão e preservação cultural.

O projeto começou no mês de março com Oficinas e exposições no quilombo lunga taquarana, no Palácio de Ogum e oficinas no Brechó da Jany Li. A próxima etapa acontece ainda no mês de agosto na mata da cafurna na Aldeia Xucuru-Kariri em Pameira dos Índios.

SERVIÇO

Oficina de Finalização de Cocar com o Cacique Oiaporã Pankaxuri

09 de agosto às 14h

Brechó Jany Li - Palmeira dos Índios, AL

Entrada Gratuita

Realização e Coordenação Geral

Junior Brown

Brechó da Jani @brechodajanyli

 

Coordenação de projeto e memória:

@Kekarabelo_al

 

Parceria de rede:

@quilombolunga

@movimentopovosdaslagoas

 

Parceiros culturais:  

@inxame

@blogdasakura

 

Produção áudiovisual:

@ota.barros

 

Designer:

@fernandougrilo

Projeto é realizado via incentivo financeiro da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MINC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) @secultal .