Cerca de 300 pessoas receberam atendimentos nas tendas da Ação + Centro Novo, realizada na terça-feira (5), no comércio de Arapiraca. A iniciativa do Sindilojas Arapiraca e Associação do Centro Novo (Acena) contou com as parcerias do Sesc, Senac, Secretaria Municipal de Saúde, Centro Universitário Cesmac e Equatorial Energia.
Apesar de a chuva ter reduzido a movimentação no comércio, a quantidade de atendimentos foi considerada satisfatória pelos organizadores. Ao longo do dia, a Secretaria de Saúde aplicou 120 doses de vacinas e realizou 50 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites. Outros serviços de saúde foram ofertados pelo Sesc, que fez 73 atendimentos de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações odontológicas, nutricionais e sobre infecções sexualmente transmissíveis, entre outros.
O Senac promoveu cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas para 64 pessoas, enquanto o Cesmac levou um massoterapeuta, que atendeu 50 participantes com massagens relaxantes. Já a Equatorial levou uma equipe para fazer atendimento comercial, troca de lâmpadas e cadastro na tarifa social de energia elétrica, além de outros serviços.
"Mesmo com a chuva, ficamos satisfeitos com a quantidade de atendimentos. Agradecemos aos parceiros que atenderam ao nosso chamados e esperamos que, na próxima edição, possamos beneficiar ainda mais pessoas", afirmou o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta.
Uma nova edição da Ação + Centro Novo já está sendo planejada para o início de setembro. De acordo com o presidente da Acena, Cláudio Júnior, a intenção é tornar a ação mensal, ampliando o acesso da população a serviços de saúde, bem-estar e cidadania.
"Boa parte dos atendimentos foram a colaboradores do comércio, que muitas vezes têm dificuldade de acessar esses serviços devido a jornada de trabalho. Se a gente continuar com os parceiros engajados, teremos a oportunidade de tornar essa ação permanente e contribuir com o papel social dessas instituições", declarou.
