A Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), vai lançar mais uma obra sobre seu patrono e ex-diretor. Nessa segunda-feira (04), em reunião na presidência da Corte de Contas, o diretor-presidente do órgão, Maurício Bugarim, e o presidente do TCE, conselheiro Fernando Toledo, definiram os detalhes para o lançamento do livro que está sendo escrito por três servidores do Tribunal.
A expectativa é de que o lançamento ocorra no próximo mês de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, durante a 11ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O tema central da obra é a valorosa contribuição de Graciliano Ramos enquanto gestor público – o escritor também foi prefeito de Palmeira dos Índios, cidade do Agreste alagoano, entre os anos de 1928 e 1930.
Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Contas do TCE-AL, Lídia Machado explica que a obra também vai servir para divulgar, de forma pedagógica, o trabalho de controle externo desenvolvido pelo Tribunal.

“A ideia do livro surgiu na própria Escola de Contas, por meio de nossa diretora, a conselheira Maria Cleide Beserra. Será um marco na história da Corte”, assegurou a coordenadora.
Assinada pelo diretor técnico da Escola de Contas, Perroneo Tojal, e pelas assessoras jurídicas Kézia Sayonara e Cláudia Albuquerque, a obra faz uma síntese de fatos históricos sobre a aplicação do Direito Administrativo, enaltecendo o papel visionário de Graciliano Ramos no trato com a coisa pública.
“Naquela época, ele já abordava temas que, hoje, estão contidos na lei de licitações, por exemplo. Ele também antecipou conceitos da nossa Carta Magna, da Lei de Responsabilidade Fiscal, destacando também outras normativas da administração pública. Seu relatório de gestão, inclusive, trata de restos a pagar, abordando, além do mais, questões relativas ao meio ambiente. Por tudo isso é que decidimos escrever sobre Graciliano, que tinha um olhar diferenciado acerca do controle interno e externo”, avaliou Perroneo Tojal.
Para o presidente do TCE, a obra reflete não apenas o compromisso da Corte de Contas com a oferta de um serviço de excelência.
“A parceria com a Imprensa Oficial é de suma importância, haja vista a possibilidade de lançamento na Bienal do Livro, o que será muito importante em termos de visibilidade desse projeto”, destacou o conselheiro Fernando Toledo, lembrando, ainda, a participação do Tribunal em outro grande evento este ano: o Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que acontece em dezembro, em Florianópolis-SC.

O diretor-presidente da Imprensa Oficial, por sua vez, reforça a importância da parceria com o TCE no sentido de impulsionar o mercado editorial em Alagoas.
“É uma honra poder contribuir junto a uma instituição como o Tribunal de Contas, que presta relevantes serviços à sociedade, desta vez com a publicação de um livro sobre Graciliano Ramos. Vamos trabalhar para que tudo transcorra conforme o planejado, para que consigamos lançar esse projeto na Bienal. Seguiremos sempre à disposição, para que possamos disseminar cada vez mais conhecimento e, dessa forma, valorizar a cultura local. Esse é o lema de todos os que fazem o Governo de Alagoas”, salientou Maurício Bugarim.