Com o tema “Minha voz, minha força!”, o Ministério Público de Alagoas (MP/AL) deu início, nesta segunda-feira (4), à campanha Agosto Lilás, reforçando o enfrentamento à violência contra a mulher por meio da prevenção, da educação e do fortalecimento da rede de apoio. O lançamento oficial contou com a presença de autoridades, lideranças institucionais e representantes de entidades parceiras, como o Sebrae Alagoas, que assinou, na ocasião, um convênio de cooperação para a realização de ações de capacitação voltadas ao empoderamento feminino.

 

Entre os destaques da solenidade, esteve a presença da diretoria do Sebrae Alagoas, composta pelo superintendente, Domício Silva; o diretor técnico, Keylle Lima, e a diretora administrativa e financeira, Juliana Almeida. O Sebrae Alagoas é uma das entidades parceiras estratégicas da campanha e firmou convênio com o MP/AL para realizar ações de qualificação profissional e empoderamento feminino ao longo do mês de agosto.

 

“Nossa missão é impulsionar o empreendedorismo como ferramenta de transformação social. Quando promovemos a independência financeira da mulher, também ajudamos a romper ciclos de violência. Essa parceria com o Ministério Público e outras instituições reforça o nosso compromisso com uma Alagoas mais justa, segura e com oportunidades reais para todas”, afirmou Domício Silva, superintendente do Sebrae em Alagoas.

 

Também marcaram presença na ocasião, representantes da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, como a gerente Fátima Aguiar; a gerente adjunta, Adriane Caroline; a analista Érica Pereira e a assessora da diretoria, Renata Fonseca. A instituição será responsável por executar ações diretamente voltadas às mulheres atendidas pelo projeto, com a oferta de capacitações focadas em empreendedorismo, qualificação profissional e desenvolvimento pessoal.

 

“Nosso objetivo é despertar comportamentos empreendedores e abrir possibilidades reais para essas mulheres. Vamos realizar oficinas de ideação de negócios, capacitações práticas e palestras voltadas para quem já empreende ou quer começar. E mais importante: essa ação vai além do mês de agosto, pois o impacto precisa ser contínuo”, explicou Érica Pereira.

 

Além das ações específicas do Agosto Lilás, o Sebrae também mantém programas voltados ao público feminino, como o Sebrae Delas, que promove eventos e capacitações ao longo do ano, e o Acelera Perifa, voltado a empreendedoras em situação de vulnerabilidade social. Esses programas abrangem desde planejamento e marketing digital até habilidades de autoconhecimento, liderança e empatia.

 

O lançamento da campanha “Minha voz, minha força!” contou ainda com discursos firmes de representantes das instituições parceiras. O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, destacou o compromisso do MP com a causa: “Essa é uma luta que exige união de esforços. Só com atuação integrada poderemos reduzir os índices de violência doméstica e fortalecer nossas mulheres”.

 

A promotora de Justiça Ariadne Dantas, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher do MP/AL, ressaltou a importância de dar voz às vítimas. “As mulheres continuam morrendo por serem mulheres. Por isso, precisamos punir, mas também educar, conscientizar e empoderar. E isso passa pela educação, pela qualificação e pela valorização da autoestima”, afirmou.

 

Representando o Governo de Alagoas, o secretário de Comunicação, Wendell Palhares, reforçou a importância da mobilização social: “Essa é uma pauta que precisa chegar nas escolas, nas comunidades, nas redes sociais. Quanto mais pessoas estiverem engajadas, maior será o impacto das ações de prevenção”, disse.

 

O evento também selou a parceria com outras instituições, como o Governo do Estado, responsável pela política pública permanente Alagoas Lilás, o Sesc Alagoas e a Associação do Ministério Público de Alagoas (AMPAL). Todas essas entidades firmaram termos de cooperação com o MPAL, assumindo o compromisso de realizar atividades de capacitação profissional, oficinas de defesa pessoal, rodas de conversa, orientação jurídica, entre outras ações.