Adeilson aparece cumprimentando o ex-deputado federal José Costa 

O partido Solidariedade marcou presença em um evento significativo que celebrou os 40 anos da redemocratização do Brasil, ocorrido nesta sexta-feira, 1º , no auditório do IFAL, em Maceió, Alagoas. Considerada a maior e mais representativa celebração fora do Congresso Nacional até o momento, a solenidade reforçou o compromisso com a democracia.

O presidente do Solidariedade em Alagoas, o advogado Adeilson Bezerra, destacou o papel fundamental de Alagoas no processo de redemocratização do país. "Alagoas teve papel importante durante a redemocratização, com nomes relevantes na política e movimentos sociais ativos. O evento reafirmou o protagonismo do Estado na luta por justiça, igualdade e liberdade, reforçando a importância da memória como ferramenta de resistência", afirmou Bezerra.

Comenda e Organização Plural

Durante o evento, foi entregue a Comenda de Ordem do Mérito Constituinte de 1988. A iniciativa foi idealizada pelo vice-governador e presidente estadual do PDT, Ronaldo Lessa, e pelo ex-deputado federal do Cidadania, Regis Cavalcanti.

A organização do evento ficou a cargo de uma comissão plural, composta por 11 partidos políticos, movimentos sociais e universidades, incluindo o Solidariedade. Essa comissão teve como objetivo transformar a data em um marco político e cívico para o estado.

Danúbia Barbosa, secretária estadual da Mulher do Solidariedade, ressaltou a importância histórica e simbólica do encontro. "A iniciativa ganha mais relevância diante dos desafios democráticos atuais, reafirmando os compromissos conquistados desde o fim da ditadura militar, em 1985", disse ela.

A solenidade reuniu representantes de diversos partidos, como PCdoB, PCB, Cidadania, PSB, MDB, PT, PV, PDT, Solidariedade, PSOL e PSD. Além disso, contou com a participação de entidades como o Comitê da Memória, Verdade e Justiça, o Movimento das Vítimas da Braskem, a UNE, a UNEGRO, o Cinearte Pajuçara, a CTBAL, a Fundação Leonel Brizola (Alagoas) e universidades como UFAL, UNCISAL e CESMAC, demonstrando a ampla adesão da sociedade alagoana.