Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi encontrada ferida na manhã desta sexta-feira (1º), na Praia do Patacho, no município de Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas. De acordo com o Instituto Biota de Conservação, o animal apresentava o crânio esmagado, possivelmente em decorrência de uma pancada. Uma equipe foi enviada ao local para realizar o resgate.

Em menos de duas semanas, este é o segundo caso de tartaruga-verde com fratura no crânio registrado na região. O primeiro ocorreu em 20 de julho, quando outro exemplar foi encontrado na areia da Praia de Ipioca, em Maceió.

Na ocasião, o animal apresentava trauma crânio-encefálico, possivelmente causado por interação antrópica (ou seja, provocada por ação humana). A equipe do Biota realizou os primeiros socorros no local. O exemplar media 85 cm de comprimento e pesava 71 kg.

Comum no litoral alagoano, a tartaruga-verde pode atingir até 1,2 metro de comprimento e pesar cerca de 190 kg em vida livre. O casco costuma variar entre marrom-escuro, cinza ou verde-oliva, com a parte inferior mais clara, em tons de amarelo a branco. A cabeça é pequena em relação ao corpo.