O cenário epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave e a cobertura vacinal foram tópicos relevantes discutidos na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que ocorreu nessa quinta-feira (31) em Brasília, e contou com participação do vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque. Ele também preside o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).

Os conteúdos explorados incluíram ainda a pactuação de minuta de portaria que viabiliza o incremento financeiro de custeio para emergências sanitárias, além da alteração dos dispositivos da metodologia de cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde (APS).

Na oportunidade, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente alertou para o risco da reintrodução do sarampo ao Brasil, devido ao surto no Tocantins.

"Precisamos redobrar a atenção com medidas estratégicas para não termos qualquer risco de retrocesso nessa conquista histórica, que foi deixar o Brasil livre da doença", destacou Rodrigo.

Foi anunciada ainda dentre as discussões a federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), dentre outras temáticas de igual importância para o fortalecimento do SUS no Brasil.