Instantes após ser escolhido presidente nacional do DC - Democracia Cristã - nesta terça-feira (29), o ex-deputado federal João Caldas começou a receber ligações de políticos de todo o país.

Gente querendo conversar sobre filiação. Uma turma que Caldas conhece porque foi deputado federal por três mandatos (1999–2007) e ainda exerceu o cargo como suplente em três períodos entre 2011 e 2015.

'A Democracia Cristã é de todos os credos', diz o novo presidente, o que significa que o partido não se colocará nos extremos da disputa política brasileira entre direita e esquerda.

Por isso ele garante que a meta é montar chapas para deputado federal em todas as unidades da federação e assim garantir o futuro da legenda elegendo em 2026 uma bancada federal.

Deduzo, portanto, que nomes de familiares importantes na política vão fortalecer o parente migrando para a sigla, caso de sua esposa, a senadora Eudócia Caldas (PL-AL),  e do filho deles, JHC (PL), prefeito de Maceió, certo?.

Caldas diz que não e explica que os dois vai seguir os seus próprios caminhos políticos em suas legendas naturalmente e tomarão suas próprias decisões.

JC afirmou que será candidato a deputado federal por Alagoas.

O DC não tem nenhum membro, hoje, no exercício do mandato em todo o país, seja vereador, prefeito, deputado estadual, federal ou senador.