Três espingardas foram apreendidas e duas aves silvestres resgatadas em uma fiscalização realizada pelo Batalhão Ambiental, em Piaçabuçu, nesta terça-feira (29). O material foi recolhido em uma residência na zona rural do município.
Visando combater a criação irregular de animais da fauna silvestre, os militares estavam fiscalizando quando avistaram, no terraço de uma casa, gaiolas expostas. Nelas estavam uma graúna e um galo-de-campina, espécies nativas e protegidas por lei.
Durante a abordagem, o morador confessou que não possuía autorização para manter os animais em cativeiro. Os policiais ainda notaram uma espingarda encostada na parede externa do imóvel. Ao ser questionado, o homem informou que havia mais duas armas no interior da casa: uma espingarda artesanal, tipo “soca-tempero”, e uma espingarda calibre 12.
O homem foi conduzido ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Penedo para os procedimentos legais cabíveis.
As aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para avaliação veterinária e reabilitação.
*Com Ascom PM-AL