Empresários de vários segmentos que compõem a cadeia produtiva do setor habitacional e infraestrutura participaram do encontro Casa & Construção, realizado pela Agência Delmiro Gouveia, do Sebrae Alagoas, na última quinta (24). O evento teve como objetivo ampliar a integração do setor e discutir caminhos para impulsionar os negócios no Sertão alagoano.

O encontro contou com a participação de representantes de empresas de comércio, indústria e serviços de Delmiro Gouveia, Pariconha, Olho d’Água do Casado, Senador Rui Palmeira, Monteirópolis, São José da Tapera e Olho d’Água das Flores.

A programação teve início com a apresentação do trainee do Sebrae, Bruno Costa, que tratou sobre “Gestão e Conexão: Estratégias para Crescer no Segmento”, trazendo informações atualizadas sobre o mercado regional, perfil de consumo, tendências e inovações, e também orientou como as empresas podem se adaptar a este novo ambiente de negócios.

“Reforçamos a importância do trabalho colaborativo. As empresas têm muito a ganhar com o trabalho em conjunto. Seja por meio de indicação direta, onde o empresário que vende o material indica quem executa o serviço que o cliente precisa; ou a empresa que presta serviços recomenda onde o cliente vai encontrar os produtos. Essa atuação colaborativa só traz vantagens para quem participa e nós instigamos para que os participantes do encontro se conhecessem melhor para formar essas parcerias. O resultado foi muito positivo, principalmente pela presença de empresários de várias cidades da região”, explicou Bruno Costa.

Empresários de vários segmentos que compõem a cadeia produtiva do setor habitacional e infraestrutura participaram do encontro Casa & Construção.

-

Para reforçar o ambiente de networking, no segundo momento, os participantes puderam apresentar suas experiências e discutir os pontos fortes e desafios enfrentados no dia a dia. A atividade “Escuta Estratégica: Conectando Experiências para Transformar o Segmento”, foi conduzida pelo analista do Sebrae, José Gilson Borges. Entre as potencialidades destacadas, estão a qualidade no atendimento ao cliente, a excelência na execução dos serviços e o cumprimento de prazos. Alguns empresários também relataram já atuar de forma colaborativa, oferecendo soluções integradas e vantagens em vendas casadas. Por outro lado, a falta de mão de obra qualificada foi apontada como o principal entrave para o setor.

Esse mapeamento de demandas e potencialidades apresentados pelos participantes do encontro irá orientar o Sebrae na construção de novas ações para o fortalecimento da cadeia produtiva de casa e construção no Sertão alagoano.