Piranhas se prepara para viver dois dias dedicados ao cinema alagoano. A cidade histórica recebe, nos dias 1 e 2 de agosto, a 1ª Mostra Surubim de Cinema, evento gratuito que reúne exibições de filmes, oficinas formativas e mesas de debate no Conservatório de Música Cacilda Damasceno Freitas e no Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros.

Com o tema “Fluir das águas, despertar de vozes”, a mostra propõe uma imersão nas diferentes linguagens e estéticas do audiovisual contemporâneo alagoano, celebrando a potência de narrativas que nascem nas margens do Rio São Francisco.

A programação formativa começa já nas tardes de quinta e sexta-feira com duas oficinas gratuitas: “Escrever pra ver: primeiros passos do roteiro”, com Laís Santos Araújo, e “Ver junto, pensar junto: Crítica Cinematográfica”, com Janderson Felipe.

As atividades são voltadas a estudantes, jovens criadores e interessados na linguagem do cinema. As inscrições seguem até 30 de julho pelo Instagram @mostrasurubimdecinema.

À noite, o público poderá conferir sessões de curtas-metragens alagoanos e painéis com curadores, produtores e representantes de instituições como Sebrae e o Comitê de Cultura de Alagoas.

O ponto alto da programação será a exibição do clássico Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diegues, na noite de sábado. Rodado parte em Piranhas, o filme é símbolo da conexão entre o audiovisual nacional e o município, que voltou a receber o cineasta em 2022 para as filmagens de Deus ainda é brasileiro.

A 1ª Mostra Surubim é realizada pela produtora Power Oficina, com produção da Aguda Cinema, com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). 

O projeto também conta com patrocínio da Prefeitura de Piranhas, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

"A Mostra Surubim representa um gesto simbólico e político de descentralização da cultura. Levar o cinema contemporâneo alagoano ao sertão é reconhecer que as potências criativas do estado não se restringem aos grandes centros. Estamos falando de uma ação que fortalece os territórios, amplia repertórios e provoca diálogos entre criadores e públicos diversos. É esse movimento de escuta e troca que torna o audiovisual uma ferramenta viva de transformação social”, destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.


 

SERVIÇO

1ª Mostra Surubim de Cinema

Datas: 1 e 2 de agosto de 2025

Local:Conservatório de Música Cacilda Damasceno Freitas e Centro Cultural Miguel

Arcanjo de Medeiros – Centro Histórico de Piranhas

Entrada gratuita

Oficinas com inscrições via Instagram: @mostrasurubimdecinema

 

*Com Ascom Secult