O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (25), a situação de emergência de Senador Rui Palmeira, no Sertão de Alagoas.

Segundo o MIDR, a cidade alagoana teve o reconhecimento por estar passando por um período de estiagem. Além de Senador Rui Palmeira outras 06 cidades também tiveram a situação de emergência pelo mesmo motivo: Itapajé e Jaguaribara, no Ceará, e Bernardino Batista, Lastro e Solânea, na Paraíba. Já Santa Luz, no Piauí, enfrenta a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.

as cidades de Mãe do Rio, no Pará, e São José do Herval, Triunfo, Veranópolis e Vila Nova do Sul, no Rio Grande do Sul, foram castigadas por fortes chuvas, enquanto Alvorada e Rio Pardo, também no estado gaúcho, foram atingidas por inundações e alagamentos, respectivamente.

E o município de Carmo do Paranaíba, em Minas Gerais, obteve o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de erosão continental/boçorocas.

Ao todo, 15 cidades do pais tiveram a situação de emergência reconhecida pelo MIDR.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

 

*com MIDR