Maceió tem avançado com iniciativas que garantem a educação pública e gratuita de qualidade, a exemplo do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A iniciativa completou 25 anos de atuação em maio de 2025 e beneficia centenas de maceioenses com cursos gratuitos de inglês e espanhol, promovendo inclusão, qualificação e novos caminhos para quem antes via o aprendizado de idiomas estrangeiros como um sonho distante.

O Núcleo funciona em três polos distribuídos pelos bairros Jacintinho, Poço e Benedito Bentes, com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. As aulas são gratuitas e o material didático é fornecido pela própria Prefeitura de Maceió, o que facilita o acesso de quem mais precisa.

Para Matheus Santos Odilon Pereira, 26 anos, o curso de inglês foi decisivo para a sua trajetória profissional. Formado em Tecnologia da Informação, ele destaca que aprender um novo idioma é fundamental para crescer na carreira e encarar o mercado de trabalho.

Matheus Pereira é aluno do curso de inglês. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió
Matheus Pereira é aluno do curso de inglês. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

“Estudar inglês é fundamental para a minha área, que envolve muitos contatos internacionais e demanda fluência no idioma. A experiência presencial tem sido muito positiva, especialmente pela interação com o professor e colegas”, conta.

Matheus também já tentou estudar on-line, mas descobriu que o ensino presencial ajuda no foco e na motivação. Ele planeja continuar aprendendo e expandir seus conhecimentos para outras línguas, aproveitando o tempo de duração do programa.

O coordenador e professor do Núcleo de Línguas, Jefferson Simons, acompanha as transformações proporcionadas pelo Núcleo na vida dos estudantes e ex-alunos. Ele explica que muitos alunos chegam acreditando que aprender inglês é algo distante, mas logo percebem que o idioma já faz parte da vida cotidiana.

Coordenador e professor com estudantes do Núcleo. Foto; Alisson Frazão/ Secom Maceió
Coordenador e professor com estudantes do Núcleo. Foto; Alisson Frazão/ Secom Maceió

“Muitos acham que não conseguem aprender porque nem dominam o português. Mas usamos palavras como ‘shopping’, ‘DJ’, ‘online’, ‘milkshake’ todos os dias. O inglês está mais presente do que parece. Nosso trabalho é aproximar essa realidade do aluno”, destaca o professor.

Jefferson também lembra conquistas concretas, como o caso de uma ex-aluna do Núcleo que foi convidada a discursar no G20 após o vídeo viralizar nas redes sociais. “Ela, hoje, atua profissionalmente na área de tecnologia pública. Cada formatura é uma emoção nova. Para muitos, é o primeiro certificado da vida”, conta o coordenador.

Jefferson relata, ainda, que a demanda é tão grande que, no polo do Benedito Bentes, as 150 vagas oferecidas foram preenchidas em apenas 30 minutos. “A expectativa é que ainda esse ano a gente consiga mais um professor, e assim, abriremos outras 200 vagas”, afirma.

Pedro Souza retoma estudos de inglês. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió
Pedro Souza retoma estudos de inglês. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Entre os alunos mais entusiasmados está Pedro Cosmo de Souza, 72 anos. Aposentado após 40 anos de trabalho, ele decidiu voltar a estudar por amor ao idioma. “I like to study English. O inglês é uma língua universal, que abre portas para quem estuda e se dedica. Estou amando. Só lamento não ter começado antes”, diz Pedro.

Ele já havia tentado estudar antes da pandemia, mas só agora encontrou no Núcleo uma oportunidade acessível, presencial e com suporte adequado. Pedro ainda trabalha com produtos naturais e mantém a mente ativa com os estudos.

Além de jovens como Matheus e veteranos como Pedro, o Núcleo também atende profissionais da área do turismo, a exemplo de jangadeiros, ambulantes, taxistas e rendeiras da orla marítima de Maceió  que estão sendo capacitados em espanhol para melhor atender visitantes estrangeiros.

“Esses profissionais estão aprendendo espanhol para vender mais, se comunicar melhor e fortalecer o turismo local”, destaca o professor Jefferson.

 Novas vagas devem ser abertas ainda este ano, com previsão de novas turmas para 2026.