A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, nesta quarta-feira (23), uma grande quantidade de medicamentos comercializados ilegalmente dentro de um supermercado localizado na parte alta da capital. A operação foi desencadeada após denúncia anônima e resultou na autuação da empresa, que agora responderá a processo administrativo.
Durante a fiscalização, os agentes constataram que a farmácia funcionava sem alvará sanitário, sem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e sem a presença de um responsável técnico habilitado. Além disso, os medicamentos eram vendidos sem nota fiscal, o que representa grave risco à saúde pública.
“Esse tipo de atitude é um risco à saúde da população. Com essa ação, pretendemos diminuir os riscos ao consumidor e conscientizar sobre os padrões sanitários e garantir responsabilidade e segurança na comercialização de medicamentos”, destacou o chefe especial da Visa, Airton Santos.
Todo o material foi recolhido, e a empresa será notificada. A multa pode variar de R$ 180 a R$ 38 mil, a depender da gravidade da infração e da eventual reincidência.