A ex-secretária de Políticas para Mulheres de Arapiraca, Marília Albuquerque (PT), assumiu nesta terça-feira (22) a recém-criada Secretaria da Mulher no governo de Paulo Dantas (MDB). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Filha do desembargador Tutmés Airan, Marília já vinha sendo cotada para o cargo, mas sua entrada no primeiro escalão do governo estadual chegou a ser colocada em dúvida. Antes de assumir a nova função, ela ocupava o cargo de assessora especial do governador, diretamente ligada ao gabinete de Paulo Dantas, do qual foi exonerada para a nomeação.
A arapiraquense também já comandou a Secretaria de Cultura e Lazer na gestão anterior do prefeito Luciano Barbosa (MDB). Ela se afastou do cargo para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Arapiraca nas eleições de 2024, obtendo 1.660 votos. Apesar da votação, o Partido dos Trabalhadores (PT) não conseguiu eleger nenhum vereador no município naquele pleito.

Integrante do grupo interno do PT liderado pelo deputado federal Paulão, Marília era considerada uma aposta do partido. Contudo, após sua derrota para Ronaldo Medeiros, havia a expectativa de que ela não assumisse um cargo de destaque no governo estadual.
A Secretaria da Mulher foi criada a partir do desmembramento da antiga Secretaria de Direitos Humanos, conforme mensagem encaminhada pelo governo à Assembleia Legislativa (ALE). Atualmente, a pasta unificada de Mulher e Direitos Humanos é comandada por Maria José, indicada pelo PT – mais especificamente pelo deputado federal Paulão. Com a chegada de Marília, a expectativa é que a nova estrutura mantenha a forte influência petista.