Museu de Instrumentos Musicais e Escola de Música, inédito em Alagoas, foi inaugurado nessa segunda (21) com a presença do deputado federal Arthur Lira, prefeitos, vereadores e a população pilarense
A cidade de Pilar ganhou nesta segunda-feira (21) um novo símbolo de cultura, educação e memória: o Museu de Instrumentos Musicais e Escola de Música Mestre Valentim. Idealizado pela deputada estadual Fátima Canuto, em parceria com o ex-prefeito Renato Filho e a atual prefeita de Pilar Fátima Rezende, o equipamento representa um marco para o município e para Alagoas, sendo o primeiro museu do gênero no estado.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do deputado federal Arthur Lira, além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e a população pilarense. Durante o evento, também foram entregues outros importantes espaços públicos, como a nova sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Casa dos Conselhos e a reforma do Conselho Tutelar.
Em sua fala, Fátima Canuto lembrou o nascimento do projeto, que surgiu a partir da doação de mais de 40 instrumentos raros, vindos de mais de 15 países, reunidos ao longo dos anos por um pilarense que viajou o mundo a trabalho, o Reinaldo Araújo.
“Esse museu é símbolo de memória, de cultura, mas também de esperança. Um espaço que nasce da história real de um filho de Pilar e que agora estará aberto a todos, promovendo conhecimento, arte e pertencimento”, destacou a deputada.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, elogiou a sensibilidade da iniciativa. “Duas obras importantes foram entregues hoje no Pilar. A Secretaria de Educação, que está muito bonita e equipada, e um acervo belíssimo de instrumentos no Museu de Instrumentos Musicais e Escola de Música. Além de espaço para visitação, o museu também oferecerá aulas e oficinas. Uma iniciativa que demonstra sensibilidade e coloca Pilar na vanguarda da inovação”, afirmou.
A prefeita Fátima Rezende celebrou a entrega como um avanço para o município. “Hoje entregamos não apenas prédios, mas oportunidades. O museu e a escola de música vão formar talentos, incentivar vocações e fortalecer a identidade cultural do nosso povo”, declarou.
Já o ex-prefeito Renato Filho, que esteve à frente da gestão que iniciou o projeto, destacou o compromisso da cidade com a cultura. “É emocionante ver esse sonho se tornar realidade. Pilar é uma cidade que tem investido em todas as áreas, inclusive naquilo que transforma de dentro pra fora: a arte, a educação, a cultura. E isso é o que realmente muda vidas”, disse.
Instalado em um casarão histórico na Praça Floriano Peixoto, o museu funcionará também como escola, com aulas gratuitas de música para crianças, jovens e adultos. O museu já está aberto para visitação de segunda a sexta, das 8h às 18h. Aos sábados, das 10h às 18h e aos domingos, das 13h às 19h. As aulas devem começar em agosto, com programação que será divulgada em breve pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.