Imagens divulgadas nas redes sociais, nesta terça-feira (22), mostram uma mulher agitada e agredindo servidores da Prefeitura de Atalaia, na Região Metropolitana de Maceió. O caso aconteceu na última sexta-feira (18).

Segundo testemunhas, a mulher, que não teve a identidade divulgada, foi até uma unidade de atendimento social para desbloquear o pagamento do Bolsa Família. No local, ela teria sido informada de que seu benefício estava bloqueado devido à falta de atualização do Cadastro Único, mas que a equipe técnica da unidade iria atualizar e regularizar o cadastro dela.

Ainda segundo testemunhas, terminado o atendimento e a atualização do cadastro, a mulher foi informada de que teria que aguardar o calendário oficial de pagamento, estipulado pelo Governo Federal, conforme o número final do NIS. No entanto, ela insistia e afirmou que só deixaria o local com o dinheiro.

Inconformada, a mulher se exaltou e iniciou uma série de ataques aos servidores. Ela chegou a apontar o dedo para o rosto  e dar uma tapa em uma servidora. Outros funcionários tentaram acalmar a mulher, mas foram empurrados e xingados.

A Guarda Municipal foi chamada e encaminhou a beneficiária ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Atalaia, onde ela foi ouvida e liberada, em seguida.

Em nota, a Prefeitura de Atalaia confirmou que o pagamento do benefício da mulher estava bloqueado por falta de atualização do Cadastro Único, mas que durante o atendimento, a equipe conseguiu regularizar a situação e liberou o benefício.

Leia a nota na íntegra:

"A Prefeitura de Atalaia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem a público esclarecer os fatos envolvendo uma ocorrência registrada durante o atendimento à população no primeiro dia de pagamento da folha do mês de julho.

A usuária que aparece no vídeo que circula nas redes sociais foi acolhida normalmente por nossa equipe, que em nenhum momento agiu com desrespeito ou grosseria. O atendimento seguiu os protocolos técnicos e humanizados que norteiam os serviços da Assistência Social do município.

A situação da beneficiária estava relacionada à regra de proteção e à falta de atualização no Cadastro Único, o que ocasionou o bloqueio temporário do benefício. Ainda durante o atendimento, nossa equipe realizou os devidos procedimentos e conseguiu regularizar a situação, liberando o benefício."