O prefeito de Santana do Ipanema, Eduardo Bulhões, participou nesta sexta-feira (18) da abertura dos serviços de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia do Hospital de Amor Interestadual de Lagarto (HAIL), instituição que será referência no combate ao câncer para mais de 2,9 milhões de pessoas de 153 municípios dos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco, entre eles Santana do Ipanema.
A abertura dos novos serviços está alinhada ao programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Governo Federal que tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Únicos de Saúde (SUS). Todo o atendimento do hospital será 100% SUS, garantindo acesso gratuito e de qualidade aos pacientes que necessitam de tratamento oncológico.
Com estrutura moderna e foco na humanização, o hospital conta com leitos clínicos, cirúrgicos, de UTI e de estabilização, salas cirúrgicas para procedimentos de média complexidade e um Centro de Infusão com capacidade para 1.500 sessões de quimioterapia por mês. Oferece ainda exames avançados de diagnóstico, como ressonância e tomografia, além de radioterapia e braquiterapia, 10 consultórios ambulatoriais para mais de 4 mil consultas mensais e 14 estações de teleatendimento, garantindo até 1.000 teleconsultas por mês.
O estado de Alagoas será beneficiado com acesso qualificado aos serviços oncológicos, especialmente para os municípios do semiárido e das regiões que fazem fronteira com Sergipe, áreas que historicamente enfrentam dificuldades de acesso ao tratamento. Ao todo, 29 municípios das 6ª, 9ª e 10ª regiões de saúde do estado estão sendo pactuados.
“O câncer não pode esperar. Essa é uma grande conquista para o povo de Santana do Ipanema e de todo o nosso sertão. É o SUS chegando cada vez mais perto e garantindo cuidado digno para quem mais precisa”, destacou o prefeito Eduardo Bulhões, agradecendo ao deputado federal Isnaldo Bulhões, ao governador Paulo Dantas e ao secretário de Estado, Dr. Gustavo Pontes, pelo empenho e os serviços prestados aos alagoanos.
A solenidade contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Dr. Gustavo Pontes de Miranda, do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, do prefeito de Lagarto/SE, Sérgio Reis, além de prefeitos alagoanos e sergipanos.