O município de Limoeiro de Anadia, no Agreste alagoano, avançou mais um degrau na promoção do desenvolvimento econômico com a inauguração da Casa do Empreendedor, nesta quarta-feira (16). A nova estrutura amplia os serviços, antes oferecidos pela Sala do Empreendedor, tornando-se espaço de referência para quem deseja abrir ou expandir seu negócio. A ação ocorre pouco depois de o município conquistar o Selo Diamante de excelência no atendimento, reconhecimento concedido a apenas 107 cidades do país.

A solenidade contou com a presença do superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva; do prefeito James Marlan; do superintendente regional do Trabalho, Cícero Pereira dos Santos; do deputado Estadual Fernando Pereira, além de autoridades locais, empresários e empreendedores que tiveram suas trajetórias transformadas com o apoio da Sala do Empreendedor.

“Esta solenidade de hoje é muito importante, não apenas pela ampliação dos serviços que já vinham sendo oferecidos, mas também para despertar novos empreendedores. Limoeiro é um dos municípios que mais fortalece a educação empreendedora, e, com a conquista do Selo Diamante, se consolida como referência para Alagoas e para o país”, destacou Domício Silva.

-

 

O superintendente também celebrou os resultados da parceria entre o Sebrae e o poder público na economia local. “Limoeiro é um dos municípios que mais participa de compras públicas e que mais incentiva a participação em consórcios. Então, é muito prazeroso chegar aqui hoje e ver os resultados dessa parceria na vida das pessoas. No fundo, o que fazemos é transformar vidas, sendo agentes de mudança na realidade dos empreendedores locais”, completou.

Para o prefeito James Marlan, o apoio do Sebrae é decisivo para a evolução econômica do município. “O Sebrae é uma peça fundamental no crescimento da nossa cidade. Por isso, chamo atenção de todos os gestores para perceberem como essas parcerias são produtivas. Depois que passamos a trabalhar em conjunto, a economia local começou a se desenvolver e o reflexo disso foi a conquista do Selo Diamante, resultado do trabalho sério que realizamos aqui. Espero que outros municípios sigam esse exemplo”, enfatizou.

 

 

Empreendedores tiveram a trajetória impactada pela Sala do Empreendedor

Empreendedores como Josefa Silva Santos, conhecida como Zelda; Marcelo Vieira Pereira e Edivaldo Gomes Pereira, são exemplos de atendimentos que levaram a Sala do Empreendedor a conquistar o Selo Diamante.

Marcelo Pereira acreditava que seu negócio de produção de pães e bolos, feitos a partir de produtos da agricultura familiar, passava por dificuldade porque “todo começo é difícil”. Mas, ao receber apoio do Sebrae, corrigiu erros de precificação e de gestão, que fizeram seu empreendimento crescer. Atualmente, ele fornece seus produtos para a merenda escolar e já está preparado para participar de pregões e chamadas públicas.

“Antes, eu produzia pães e bolos caseiros, fazia umas contas para formar o preço e achava que estava tendo lucro. Mas mesmo assim, continuava passando por dificuldades. Achava que era porque todo começo é difícil mesmo. Depois que passei a receber apoio do Sebrae descobri que os preços que eu cobrava não cobriam nem os custos da produção. Hoje sei que, se não fosse o Sebrae, com certeza eu teria quebrado”, contou.

Josefa Santos, mais conhecida na cidade como Zelda dos Bolos, comemorou a instalação da Casa do Empreendedor, porque vai facilitar para ela e para o marido, que tem um buffet, a acessarem as capacitações e consultorias. “O Sebrae entrou na minha vida bem no comecinho, quando decidi empreender. Nem existia Sala do Empreendedor aqui em Limoeiro, mas eu ia a Arapiraca e buscava informações para abrir a minha empresa e, também, participava de cursos. Com a Casa do Empreendedor aqui, a gente só tem a ganhar”, ressaltou.

A Sala do Empreendedor também impactou de forma positiva o empreendedor Edivaldo Gomes Pereira, proprietário de um frigorífico. Com o auxílio das consultorias e capacitações, ele conseguiu o Selo de Inspeção Municipal (SIM) do Conagreste e agora está apto a comercializar seus produtos em todos os municípios que integram o consórcio, como também a fornecer carne para a merenda escolar. “A Sala do Empreendedor é uma grande parceira. O pessoal está sempre procurando a gente e perguntando como pode ajudar o nosso negócio e, com essa ajuda, estou conseguindo expandir, um passo de cada vez”, ressaltou.

 

Limoeiro será primeiro município de AL a implantar Sala do Empreendedor Rural

Durante a cerimônia também foi anunciada a implantação da Sala do Empreendedor Rural, iniciativa pioneira em Alagoas, prevista para ser inaugurada em setembro. A iniciativa vai preparar os pequenos produtores rurais para acessar novos mercados, como explica o superintendente do Sebrae.

“Com o trabalho muito forte de aquisições públicas, a Sala do Empreendedor Rural vai preparar os pequenos agricultores e os agricultores familiares não só para fornecer para o município, mas também para o mercado privado. Só assim a gente vai conseguir realmente transformar a realidade de Alagoas com o empreendedorismo”, afirmou Domício Silva.

Em seu discurso, o prefeito James Marlan adiantou que, após a implantação da Sala, a meta é transformá-la futuramente em Casa do Empreendedor Rural, modelo inédito no estado. “Será uma forma de garantir apoio técnico e ajudar os pequenos produtores rurais do município a acessarem crédito junto aos bancos, que muitos hoje ainda não sabem como conseguir, promovendo a geração de renda no campo”, destacou.