Um avião da companhia aérea Azul precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Brasília na tarde desta quinta-feira (17).

A aeronave decolou de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo e deveria pousar em Maceió (AL) às 16h.

Em razão da emergência, o avião aterrissou em Brasília às 14h45 – segundo o aeroporto, "em total segurança".

"Como parte do protocolo de segurança do aeroporto, a equipe de Bombeiros Civis de Aeródromo e equipe médica do terminal aéreo aguardaram o pouso nas proximidades da pista que ocorreu em total segurança", informou o consórcio Inframerica, que administra o terminal.

"O Aeroporto de Brasília possui duas pistas, não havendo impacto nas demais operações do terminal brasiliense. Pousos e decolagens ocorreram normalmente", completou.

Informações iniciais dão conta de que a aeronave teria sofrido uma despressurização durante o voo. A Azul não detalhou o motivo da emergência em nota, mas confirmou o acionamento das máscaras de oxigênio.

Em nota, a companhia ainda informou que os passageiros foram reacomodados em outro voo para Maceió.

O que diz a Azul?

"São Paulo, 17 de julho de 2025 - A Azul informa que a aeronave que fazia o voo AD2256 (São José do Rio Preto-Maceió) indicou um problema técnico durante a operação e precisou alternar para Brasília (DF).

Desta forma, de maneira preventiva, as máscaras de oxigênio foram acionadas e a Tripulação solicitou prioridade para pouso em Brasília. A aterrissagem e o desembarque dos Clientes aconteceram em total segurança, com a aeronave seguindo para posição de parada normalmente. O equipamento foi encaminhado para inspeção.

Os Clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Anac e serão reacomodados em outro voo da própria Companhia para Maceió. A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia."