A Prefeitura de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com entidades governamentais apresentou, nesta terça-feira (15), o programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Fomento Rural, para a comunidade indígena Aconã, no interior do município.

A iniciativa reúne apoio técnico e financeiro para fortalecer a economia rural, impulsionar a produção de alimentos e ampliar as fontes de renda, contribuindo para a segurança alimentar e a redução da pobreza.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, nesta primeira etapa, o Fomento Rural, vai atender 16 famílias da Aldeia Aconã.

O programa Fomento Rural tem o intuito de fortalecer a economia rural, oferecendo aos beneficiados meios para expandir suas atividades, seja na criação de pequenos animais, na produção agrícola ou em outras áreas. A meta é proporcionar mais dignidade e oportunidades para essas famílias.

O Fomento Rural consiste no pagamento de um auxílio, aliado a acompanhamento técnico social e produtivo às famílias. O pagamento ocorre em duas parcelas, com um intervalo mínimo de três meses entre elas. Os recursos, disponibilizados pelo MDS, são aplicados em projetos elaborados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, que acompanham de perto a execução e os resultados junto às famílias contempladas.

O secretário de Agricultura, Genivaldo Rosa, técnicos da pasta municipal, da Emater/AL (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas) e da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) acompanharam e participaram da apresentação do programa para a comunidade.