A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante uma intensa fiscalização de trânsito realizada no último sábado (12), apreendeu condutores e veículos pelos crimes de receptação e adulteração de sinal de veículo automotor, em diversos municípios no estado de Alagoas. 

O primeiro caso foi em Rio Largo, por volta das 16h30, quando a equipe da PRF avistou uma motocicleta sendo conduzida por um condutor utilizando capacete com viseira espelhada e foi dada a ordem de parada.  

Ao ser solicitado a documentação do veículo, o condutor informou que só possuía a foto no celular, pois havia trocado de moto recentemente. Contudo, ao se aprofundarem na fiscalização, os agentes identificaram que existiam indícios de adulteração.

Diante dos fatos, tanto o veículo quanto o condutor foram encaminhados para a Central de Flagrantes, em Maceió, para que fossem feitos os devidos procedimentos legais cabíveis.  

O segundo caso aconteceu em Maribondo, aproximadamente às 21h30, durante o patrulhamento tático rodoviário na BR-316, quando a equipe da PRF avistou o veículo de cor branca. Durante a abordagem e a verificação dos sinais indicadores, foram constatados indícios de adulteração. 

Através de uma análise mais minuciosa, foi possível identificar que o veículo possuía uma restrição de roubo/furto, conforme um Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Civil de Pernambuco, na cidade de Recife/PE.  

Diante a entrevista, o condutor relatou ter adquirido o veículo ciente da sua origem ilícita, por meio de negociação em um grupo específico em um aplicativo de mensagens. 

Além disso, dentro do automóvel, foram encontrados 33 gramas de substância análoga à maconha; 01 (uma) balança de precisão e R$ 27,00 em espécie.  

Frente aos fatos, ficou configurado o cometimento dos crimes de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e porte de entorpecente para consumo pessoal. 

Tendo em vista o excesso de nervosismo e receio de fuga, foi necessário o uso de algemas. O condutor, o veículo e os materiais apreendidos foram encaminhados ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Viçosa para as providências legais cabíveis.  

O terceiro caso ocorreu em União dos Palmares. Era por volta das 22h00, quando os agentes da PRF avistaram um veículo de cor prata com películas muito escuras no para-brisas. 

Ao ser abordado, o condutor entregou um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), porém esse documento não se referia ao veículo abordado.  

Diante da suspeita, foi realizada uma fiscalização mais detalhada e constatado que a identificação do veículo se tratava de um outro veículo, também de cor prata, mas que possui um registro de furto em Maceió no ano de 2024.  

Perante o exposto, o veículo e o condutor foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de União dos Palmares para as medidas legais adequadas.