Entusiasta da iniciativa, Rodrigo Cunha participou, nessa sexta-feira (11), da entrega  oficial dos Espaços 4.0 do Instituto Federal de Alagoas nas cidades de Coruripe e Penedo.

Para viabilizar os Espaços 4.0, Rodrigo Cunha, ainda como senador da República, destinou R$ 6,8 milhões para o programa. Em Coruripe, o evento também contou com a presença do deputado federal Marx Beltrão.

Desde 2019, quando o programa foi lançado,  foram disponibilizados aos jovens  cursos como informática, robótica, inteligência artificial, automação residencial, energia verde, internet das coisas, empreendedorismo e fabricação digital, piloto de drones e instalação de placas solares, entre outros.

Com os de Coruripe e Penedo, já são 13 Espaços 4.0 instalados no Estado. A previsão é de que mais seis sejam levados para outros campi do Ifal. Apesar de funcionar dentro das instituições de ensino, os cursos oferecidos pela iniciativa não estão restritos a estudantes daquelas unidades de ensino federal, mas podem ser feitos por pessoas das comunidades onde estão instalados.

"O futuro já está no nosso presente. Esse sentimento se materializa quando vejo que o que sonhamos lá atrás virar realidade, com o apoio incondicional do Ifal em Alagoas, do reitor Carlos Guedes, dos funcionários, alunos, professores e monitores. Quando falo que o futuro já chegou é porque entendo que oferecer as condições para que, principalmente os jovens, possam sonhar é papel de todos nós", declarou Rodrigo Cunha, atual vice-prefeito de Maceió.

O reitor do Ifal, o professor Carlos Guedes, agradeceu o empenho de Rodrigo Cunha, que destinou recursos para que os Espaços 4.0 se transformassem, também, em um aliado da educação e formação já oferecidas pelos Institutos Federais em Alagoas.

"Como estamos no ambiente de educação, no ambiente escolar, lhe digo, Rodrigo Cunha, que essa sua iniciativa fez com que você começasse o ano já com a nota 10. Ao lado do Ifal, parceiro de nossa instituição, você têm feito toda diferença", finalizou Carlos Guedes.

Homenagem

Ainda no Litoral Sul, Rodrigo Cunha foi homenageado com a Sala Rodrigo Cunha (destinada à gameterapia, fisioterapia infantil e estimulação precoce), pelo Centro de Reabilitação e Ecoterapia (Acresc), instituição localizada em Penedo, que cuida de pessoas com algum tipo de deficiência e sequelas, em casos como de AVC.

A Acresc é mais uma instituição que recebeu investimentos do mandato, via emendas parlamentares, ainda com Cunha como senador da República; os recursos foram destinados à compra de equipamentos utilizados no tratamento dos pacientes e necessitados.

Também em Penedo, Rodrigo Cunha entregou uma máquina de casa de farinha, que será utilizada pela associação de produtores rurais da cidade.

Em Penedo, Cunha esteve acompanhado pelo vice-prefeito da cidade, Valdinho, e os vereadores Raquel, Dennys, Cidoca, Roberto da Farmácia, Júnior do Tó e Irmão João.