As escolas municipais de Traipu já iniciaram a preparação dos alunos para a realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que está previsto para acontecer nesse segundo semestre de 2025.
De 10 a 12 de julho (quinta-feira, sexta-feira e sábado, respectivamente), a Secretaria Municipal de Educação vai promover aulões para alunos do 9º ano, com o objetivo de estimular o raciocínio lógico, interpretação de textos, resolução de problemas e preparar os estudantes para a avaliação do Saeb.
Os aulões também promovem a interação entre os estudantes e a comunidade escolar. Os alunos são recebidos de forma calorosa com música, dinâmicas, mensagens de motivação, aplicação de atividades teóricas e práticas, recebem material didático com questões baseadas na avaliação Saeb, para treinarem na escola e em casa.
Conforme o cronograma, na quinta-feira, 10, o aulão será destinado aos alunos do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Francisco Mangabeira.
Na sexta-feira, 11, é a vez dos alunos das Escolas Municipais de Educação Básica: Elza de Souza e Costa, Arthur Olímpio, Joaquim Gomes, Cônego Ribeiro.
Já no sábado, 12, o aulão serão para os alunos das Escolas Municipais de Educação Básica: Vicente Ferreira, Coronel Neto, Pe. Augusto de Melo, Professor José Medeiros, Rui Barbosa II e Marcos Antônio.
Sobre o Saeb
Realizado desde 1990, o Saeb é um conjunto de avaliações externas que permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, as provas que integram o sistema avaliativo refletem os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas na avaliação, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Os aulões nas escolas municipais partem do planejamento das ações do programa Escola 10, com incentivo da rede pública municipal de ensino, para que as escolas pratiquem com os alunos a característica da aplicação e o preenchimento dos gabaritos, como também os ritmos de aprendizagem dentro dos descritores. Os dias de atividades é estabelecido por cada escola,