Parte do ônibus envolvido no trágico acidente ocorrido em novembro, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, foi retirada nesta quarta-feira (02). O veículo, que tombou após uma falha mecânica e despencou cerca de 100 metros, causou a morte de 20 pessoas com idades entre 5 e 84 anos.

Os trabalhos para remoção do ônibus começaram no dia 25 de junho e exigiram que o veículo fosse dividido em duas partes para facilitar a retirada da ribanceira, uma área de difícil acesso. A ação foi coordenada por uma força-tarefa composta pelo Corpo de Bombeiros, pelas Polícias Civil e Científica, pela perícia criminal e por uma empresa terceirizada que utilizou dois guinchos para o içamento.

Segundo informações da TV Gazeta, o próximo passo será a remoção da parte frontal, que é mais pesada e apresenta maior desafio para a equipe técnica. 

Durante o processo, os peritos da Polícia Científica acompanharam atentamente os trabalhos, preservando peças importantes que agora serão analisadas no pátio da Polícia Civil, em Rio Largo.

 

Ação judicial e responsabilizações

Em abril de 2025, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) obteve decisão judicial favorável em uma ação contra o Estado e o município de União dos Palmares, determinando a remoção do ônibus em até 72 horas. No entanto, a ordem não foi cumprida.

Durante audiência realizada no dia 4 de junho, o município apresentou um plano de contratação emergencial da empresa responsável pelo serviço e ficou isento de multa até o dia 21 de junho. Já o Estado de Alagoas não se manifestou oficialmente e está sendo penalizado com multa diária de R$ 5 mil.

Além disso, em março deste ano, a Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava as causas do acidente, mas não identificou culpados, mesmo com um relatório técnico sobre a dinâmica da tragédia.

 

Relembre o caso

No dia 24 de novembro de 2024, um ônibus cedido pela Prefeitura de União dos Palmares para transportar gratuitamente o público até o evento “Pôr do Sol na Serra” perdeu o controle na subida da Serra da Barriga e caiu em uma ribanceira. O acidente deixou 20 pessoas mortas e 18 feridas.

O veículo estava com lotação acima da capacidade, que era de 37 passageiros.