A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, nesta quinta-feira (3), uma fábrica de pirulitos que funcionava de forma irregular no bairro de Ponta Grossa. O local apresentava condições insalubres e ausência de boas práticas sanitárias, oferecendo alto risco de contaminação dos produtos vendidos à população.
Durante a fiscalização, os agentes constataram diversas irregularidades: o estabelecimento operava sem alvará sanitário e sem certificado de controle de pragas. As paredes estavam sujas e com mofo, e os equipamentos utilizados na produção estavam enferrujados e sem qualquer higiene. Também foram encontrados materiais com prazo de validade vencido.
“Além das condições precárias do ambiente, o local não possuía a documentação exigida por lei. Todos esses fatores representavam um grave risco à saúde pública e justificaram a interdição”, explicou o chefe especial da Visa, Airton Santos.
A empresa foi autuada e os responsáveis responderão a processo administrativo, que pode resultar em multa de R$ 180 a R$ 38 mil, em caso de reincidência.
Denúncias podem ser feitas pela população
A Visa reforça que a população pode denunciar estabelecimentos clandestinos e outras situações que ofereçam risco à saúde pública. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, disponível 24 horas para o envio de mensagens, fotos e vídeos. O sigilo do denunciante é garantido.