A startup Mulheres Connectadas, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o prêmio Elas Lideram – Negócio Mais Engajado com a Agenda 2030, está com inscrições abertas para o projeto “Empoderamento Digital no Semiárido”, que oferece formação gratuita em letramento digital, empreendedorismo e liderança feminina para mulheres no interior de Alagoas. 

A iniciativa foi contemplada pelo edital Inova Mulher, idealizado pela Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), e conta com apoio institucional do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). 

Com um modelo híbrido e inovador de aprendizagem, o projeto já impactou mulheres no município de Santana do Ipanema e agora se prepara para os próximos encontros presenciais em: Piranhas – dias 10 e 11 de julho 

 Palmeira dos Índios – dia 18 de julho O grande diferencial do projeto está no uso de um dispositivo educacional inteligente e offline. 

O equipamento permite que as participantes acessem trilhas de conhecimento, vídeos e atividades sem depender de internet, tecnologia especialmente pensada para as realidades do semiárido. Além dos encontros presenciais, as participantes têm acesso a uma plataforma de ensino digital exclusiva, com conteúdos acessíveis, linguagem inclusiva e ferramentas que promovem a autonomia e o protagonismo feminino. 

“Nosso objetivo é democratizar o acesso à tecnologia, reduzindo desigualdades e colocando as mulheres do semiárido como protagonistas da transformação digital”, afirma Gesyca Santos, que junto com Alessandra Pontes é fundadora da Startup Mulheres Connectadas. 

Ambas coordenam o projeto ao lado de Jandson Soares. O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero) e ODS 10 (Redução das Desigualdades), reforçando seu compromisso com a justiça social e a equidade territorial. 

Apoio institucional: Instituto Federal de Alagoas (IFAL) 

Apoiadores: Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL); Mentoring Team; Wave Mídia; CESMAC; JM Comunicação Visual. 

Inscrições gratuitas: https://mulheres-conectadas.vercel.app

Instagram: @mulheresconnectadasoficial Site oficial: www.mulheresconnectadas.com.br 

Contato: mulheresconnectadas@gmail.com