Pela primeira vez, Arapiraca contemplou mais de 250 projetos culturais de diversos segmentos através da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (PNAB). A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, já realizou o pagamento de mais de 60% dos projetos selecionados, antes do prazo estipulado pelo Ministério da Cultura.
O alcance maior de fazedores de cultura só foi possível pela busca ativa realizada pela Secretaria. Diversos artistas foram contemplados pela primeira vez, podendo contribuir com a cultura arapiraquense e receber o reconhecimento do seu trabalho. “Atendemos um pedido do prefeito Luciano, de alcançar o máximo de pessoas que fazem a cultura na nossa cidade e que não conseguem acessar os editais. Concluímos essa etapa de muito esforço coletivo e seguimos agora com as execuções dos projetos que levarão para a população as produções artísticas de Arapiraca, com isso fortalecemos nossa identidade cultural
enquanto cidade e povo”, destacou a secretária Mônica Nunes.
Ao todo, a PNAB em Arapiraca foi distribuída em seis editais: Ocupação de Espaços Públicos, São João, Todas as Artes, Aquisição de Bens Públicos, Pontos de Cultura, além do Edital Nº01/2025 – voltado para os pareceristas e agentes para busca ativa, sob a coordenação de Marlene Araújo, presidente da comissão de Coordenação da PNAB.
“Esse feito só foi possível com o empenho e dedicação dos nossos servidores, foi uma força tarefa que envolveu diversas secretarias, como Licitação, Procuradoria, Gestão, Contabilidade. Isso demonstra a qualidade e a competência dos servidores públicos municipais.”, destacou o secretário de gestão, Yale Fernandes.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura se tornou política nacional permanente e garante repasses de recursos da União para estados e municípios impulsionarem projetos culturais.