Revolver a terra e preparar o solo para cultivar. A ação essencial para quem vive do campo tem um verbo próprio: arar. Em Arapiraca, o significado desta palavra tem inspirado a startup Phi Criativo a promover a cultura da inovação, conhecimento e tecnologia. Hoje (25), eles darão início ao 3º Arar, um evento gratuito que pretende cultivar ideias e soluções para o ambiente de negócios do agreste e sertão.
Realizado com o patrocínio do Sebrae Alagoas, o Arar vai acontecer, na sede da Phi Criativo, localizada no bairro do Baixão, em duas etapas, sendo a primeira hoje, às 19h, e a segunda nos dias 24 e 25 de julho. Realizado desde 2023, este ano o encontro será direcionado para empreendedores do comércio e serviços e traz como tema "Feira, Cidade e Mercado Digital".
Nesta quarta-feira, a abertura do evento pretende mobilizar os participantes para questões como a importância da feira para a economia local, acessibilidade e mobilidade dos centros urbanos para o fortalecimento do comércio. A discussão será conduzida pela arquiteta e urbanista Rosângela Carvalho, integrante da Phi Criativo.
"Queremos promover uma reflexão que envolve vários aspectos em torno do ambiente de negócios e como eles se relacionam. A partir deste olhar, vamos trocar ideias e experiências e, junto com eles, definir as atividades para o mês de julho. Nosso objetivo é de fato arar o campo das ideias para semear soluções e ações de forma participativa", explica Rosângela.
CEO da Phi Criativo, o artista visual Albério Carvalho conta que a proposta do 3º Arar é conectar iniciativas e reflexões que possibilitem avanços e transformações positivas para economia circular de Arapiraca e municípios vizinhos.
“É uma cidade muito plural economicamente, culturalmente e com muita conexão. Da tradicional feira livre, artesanato, comércio, negócios criativos, como audiovisual e até tecnologia de realidade virtual e aumentada, que trabalhamos. Tudo impacta e é impactado pelas mudanças na cidade e pelo avanço digital. Acreditamos que será um encontro muito produtivo", diz Albério.
As inscrições para o 3º Arar são gratuitas e aberta a todos os interessados. O link de acesso à página de inscrição está disponível no instagram da startup, em @phicriativo.
SERVIÇO
O quê: 3º Arar - Feira, Cidade e Mercado Digital
Quando: Dias 25/06, 24 e 25/07, às 19h.
Onde: Sede da Phi Criativo, na Rua Antônio Marroquim, 673, Baixão - Arapiraca
Inscrições gratuitas e informações: www.instagram.com/phicriativo