De quarta a sábado desta semana, Maceió (AL) se tornará o centro de discussão sobre o futuro sustentável dos jumentos no Brasil. O III Workshop Internacional, promovido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e apoiado pela The Donkey Sanctuary, reunirá especialistas, representantes de ONGs e autoridades brasileiras para abordar a situação crítica dos jumentos no país.

Um dos eventos mais aguardados deste workshop é o lançamento do relatório "Stolen Donkeys, Stolen Futures". Esse documento detalha a situação é alarmante: o número de animais caiu 94%, de 1,37 milhão em 1996 para cerca de 78 mil em 2025. Isso significa que restam hoje apenas 6 jumentos para cada 100 que existiam na década de 90. Além disso, o relatório insere-se em uma campanha mais ampla contra o abate e a exportação para a indústria chinesa de ejiao.

A força-tarefa que emergiu deste evento propõe alternativas sustentáveis para os jumentos e exige a aprovação de dois projetos de lei (nº 2.387/2022 e nº 24.465/2022) que visam proibir o abate desses animais no Brasil. É essencial que o Congresso Nacional e a Assembleia Legislativa da Bahia considerem essas propostas, pois a queda acentuada na população de jumentos — uma redução impressionante de 94% entre 1996 e 2025 — não pode ser ignorada.

Com o compromisso de proteger esses animais, este workshop promete gerar novas direções e soluções para preservar os jumentos e seus habitats, garantindo que eles tenham um futuro seguro e sustentável.

 

Informações do evento:

26 a 28 de junho

Hotel Ritz Lagoa da Anta – Maceió (AL)

Lançamento do relatório Stolen Donkeys, Stolen Futures

Lançamento do relatório Stolen Donkeys, Stolen Futures