A Federação Nacional dos Sindicatos Estaduais dos Servidores dos Detrans (Fetran), alerta a sociedade brasileira sobre o risco do aumento de adulterações e fraudes veiculares em todo o país ao se posicionar contra a recente lei 3965/2021, aprovada pelo Congresso Nacional que aguarda sanção do presidente da República.

Segundo Clayberson Ferraz, presidente  da Federação, se não houver veto à parte da nova lei, quem vender ou adquirir um automóvel no país não precisará mais submeter o veículo a uma inspeção obrigatória, realizada pelos Detrans, ou por empresas credenciadas, conforme estabelece atualmente o Código de Trânsito Brasileiro - CTB. Bastará uma "Declaração de procedência" assinada entre as partes (comprador e vendedor) para atestar que o veículo transacionado não possui adulterações em sua estrutura, ou componentes de origem criminosa.

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De acordo com  Ferraz, sem a realização da vistoria de transferência, haverá um crescimento do número de automóveis furtados e robados, circulando livremente em todo o Brasil, afetando a segurança pública e prejudicando sobretudo às pessoas mais vulneráveis, sem afinidade com a tecnologia.

Bruno Alves, diretor jurídico da Fetran, disse que outra consequência direta será o crescimento do comércio de peças ilegais usadas (chassis, motores e câmbios) e de veículos dublês, facilitando a atuação  de quadrilhas especializadas e robustecendo o crime organizado em todo o país, elevando inclusive os preços da contratação de seguros automotivos.

Para ele,  a possibilidade de eventuais embaraços jurídicos á compradores de veículos, fará com que o brasileiro médio, pense duas vezes em adquirir um carro usado para não correr o risco de perder o dinheiro investido na compra do seu primeiro automóvel, que no Brasil quase sempre é o seminovo. Essa nova lei, se sancionada integralmente pelo presidente Lula, trará elevada exposição do consumidor ao risco, causando forte impacto num importante seguimento da economia brasileira, afirmou Bruno Alves.

Durante toda a semana, antes do recesso junino,  diretores da Fetran, estiveram em Brasília-DF, onde realizaram uma série de audiências com diversas  autoridades do Poder Executivo da União, incluindo no Ministério da Saúde, na Secrearia Nacional de Trânsito/ SENATRAN e no Gabinete Civil da Presidência da República, no Palacio do Planalto, com vistas a vetar parcialmente o Projeto de Lei.

No Congresso Nacional, a Fetran, relizou reuniões técnicas nos gabinetes de diversos líderes de partidos, nas bancadas do governo e da oposição, no senado e na Câmara dos deputados,  para esclarecer e reforçar a posição contrária ao inciso V, do art. 123, da proposta.

“Nosso compromisso é com a sociedade. A vistoria não é mera burocracia, é proteção à vida, ao patrimônio e a legalidade. Seguiremos firmes em Brasília até que essa ameaça seja afastada”, finalizou Clayberson Ferraz Presidente da FETRAN.

Se for sancionada, a nova lei entrará em vigor após 90 dias, caso haja veto parcial ou total, pelo Presidente da República, a matéria voltará ao Congresso Nacional que poderá manter ou derrubar o veto do governo, em seção conjunta a ser realizada entre a Câmara e o Senado.