Incentivar a produção cinematográfica e mostrar que é possível fazer filme com poucos recursos. Esses são alguns dos objetivos da Oficina de Direção Fotográfica com o celular, que será realizada na Escola Nossa Senhora do Pilar, durante a programação do Festival de Cinema de Pilar, município de Alagoas.
A capacitação será ministrada pelo diretor de fotografia, Joaddan Campos, e acontecerá na sexta (30) e no sábado (31), a partir das 13h30, gratuitamente para cerca de 20 estudantes da unidade escolar.
Serão abordados alguns assuntos referentes à construção da direção de fotografia, técnicas para obter um bom enquadramento e uma boa exposição, garantindo que os alunos saibam que o celular também pode ser um recurso técnico e estético viável que facilita a produção audiovisual.
"Espero que os participantes possam, além de aprender as técnicas de fotografia, se encantar pela produção cinematográfica e que isso passe a fazer parte da vida deles. Que sejam transformados através desse meio de expressão artística. Eu ficaria muito feliz em ver um filme deles no festival de cinema do próximo ano ou quem sabe na Mostra Sururu deste ano. Espero que o cinema deixe de ser uma forma apenas de entretenimento e passe a ser parte deles", destacou o palestrante, Joaddan Campos.
Para o diretor do festival, Dário Júnior, que também é cineasta, a oficina vai funcionar como um botão propulsor para o que já vem acontecendo com os jovens nas escolas de Pilar.
"A oficina vem dizer e mostrar como fazer cinema, como fazer audiovisual. Acredito que será uma etapa importante, principalmente no que diz respeito à preparação dos jovens para esse crescimento no cinema nacional e alagoano", pontuou.
*Sobre Joaddan Campos*
Nos últimos anos, Joaddan Campos tem se dedicado a ministrar oficinas de fotografia no cinema. Além de palestrante, também é diretor de fotografia, gaffer e motion designer, e já ministrou oficinas no Sesc Ateliê de Cinema. Em 2024, foi instrutor de uma oficina para profissionais de Libras, tendo como finalidade fazer com que eles entendam melhor o uso do chroma key.
Joaddan também já ministrou uma oficina sobre captação de imagens com o celular para adolescentes e jovens, que fez parte do projeto Narrativas da Serra, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Santana do Ipanema, em Alagoas.