A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) revela, neste domingo (25), em que é comemorado o Dia da Indústria, que o setor de negócios que promovem atividades industriais contou com um aumento de 1.612 empresas registradas na autarquia. Com esse crescimento de 7,24% em um ano, Alagoas possui atualmente o registro ativo de 23.938 negócios ligados ao setor.
O levantamento promovido pela Juceal toma como base as classificações feitas pela Comissão Nacional de Classificação (Concla), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que institui como atividades industriais as seções indústrias extrativas e indústrias de transformação.
Dessa forma, houve um crescimento de 13,27% para as indústrias extrativas, passando de 196 para 222 negócios com registro ativo, enquanto houve uma evolução de 7,19% para as indústrias de transformação, que passaram de 22.126 para 23.716 empreendimentos.
Como forma de ampliar o entendimento sobre as principais atividades, o estudo da Juceal também apresenta as variações de acordo com as divisões de atividades econômicas relacionadas à indústria.
Sobre isso, as maiores evoluções aconteceram para extração de minerais não-metálicos (17,52%); fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (15,38%); fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (15,04%); preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (13,57%); manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (11,13%); fabricação de produtos de minerais não-metálicos (10,91%); e fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores (10,53%).
Somente três divisões de atividades apresentaram redução no número de empresas. São elas: fabricação de produtos do fumo (-2,7%); fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-5,45%); e extração de petróleo e gás natural (-5,56%).
Números atuais
O quantitativo de 23.938 negócios ligados ao setor industrial representa 7,88% das empresas registradas em Alagoas, enquanto, de acordo com o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) do Banco do Nordeste, o setor representa 14% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.
Esse número total das indústrias pode ser subdividido, em relação ao porte empresarial, em 16.007 microempreendedores individuais (MEIs), 5.476 microempresas (MEs), 1.046 empresas de pequeno porte e 1.409 negócios considerados sem porte.
Com a definição de atividade que transforma uma matéria-prima em um produto final, o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, explica que os micro e pequenos negócios são as bases das atividades industriais. Por outro lado, o gestor ressalta que mesmo os portes maiores também apresentaram crescimento, o que chegou a 14,8%.
“Os investimentos do Governo do Estado também são pensados nesse sentido. Nenhuma empresa inicia grande. É um caminho trilhado que parte dos pequenos negócios, que possuem uma grande influência na geração de empregos. Seja sobre grandes negócios que vêm se instalar no estado, seja sobre as empresas alagoanas que vão se desenvolvendo, esses números atuais, assim como o crescimento do setor, comprovam o bom momento de Alagoas, que ainda oferece uma Junta Comercial ágil e eficiente para o registro de qualquer tipo de empreendimento”, reforça.
No estado
Segundo a Juceal, os municípios alagoanos com maiores números de indústrias extrativas e indústrias de transformação são Maceió (11.797 empresas), Arapiraca (2.287), Rio Largo (848), Marechal Deodoro (651), São Miguel dos Campos (445), Palmeira dos Índios (401), Penedo (382), Coruripe (347), União dos Palmares (336), Pilar (301), Delmiro Gouveia (283), Teotônio Vilela (251), Satuba (232), Santana do Ipanema (210) e Campo Alegre (208).
Ao todo, o número de indústrias com registro ativo perante a Junta Comercial pode ser subdividido nas divisões de atividades:
- Fabricação de produtos alimentícios (5.723 empresas);
- Confecção de artigos do vestuário e acessórios (2.920);
- Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (2.581);
- Fabricação de produtos diversos (2.550);
- Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (2.316);
- Fabricação de móveis (1.833);
- Impressão e reprodução de gravações (1.385);
- Fabricação de produtos têxteis (855);
- Fabricação de produtos de minerais não-metálicos (844);
- Fabricação de produtos de madeira (654);
- Fabricação de celulose, papel e produtos de papel (431);
- Fabricação de produtos químicos (406);
- Fabricação de produtos de borracha e de material plástico (335);
- Preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (251);
- Extração de minerais não-metálicos (161);
- Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (153);
- Fabricação de bebidas (135);
- Fabricação de máquinas e equipamentos (77);
- Fabricação de produtos do fumo (72);
- Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (52);
- Metalurgia (41);
- Atividades de apoio à extração de minerais (37);
- Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (34);
- Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (32);
- Fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores (21);
- Extração de petróleo e gás natural (17);
- Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (15);
- Extração de minerais metálicos (7).
A Juceal é a entidade alagoana responsável pelo registro de empresas e pela administração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.