Menos de um mês após sua soltura oficial, um peixe-boi-marinho resgatado e tratado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi avistado, nesta quinta-feira (23), nas águas do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, no interior de Alagoas.
Imagens registradas por populares mostram o animal interagindo com banhistas, comportamento que acendeu um alerta de ambientalistas. O animal, que sofreu ferimentos graves por arma branca antes de ser resgatado — incluindo cortes profundos no rostro, parte frontal do rosto —, continua em processo de readaptação ao ambiente natural.
Segundo o biólogo e presidente do Instituto Biota de Conservação, Bruno Stefanis, esse tipo de interação configura molestamento de fauna silvestre, conforme prevê a Resolução Cepram, e pode ser considerada uma infração ambiental.
O peixe-boi-marinho é uma espécie ameaçada de extinção e está protegida por lei. Sua conservação depende diretamente do respeito às orientações técnicas e da conscientização coletiva.
Recomendações ao avistar um peixe-boi-marinho:
- Mantenha distância;
- Não toque ou alimente;
- Evite barulhos e movimentos bruscos;
- Não utilize embarcações motorizadas próximas;
- Acione as autoridades competentes.