O Centro Educacional Jorge de Lima, localizado no bairro Benedito Bentes, em Maceió, vem se destacando como uma das escolas mais engajadas no estímulo ao empreendedorismo entre os jovens. Com apoio do Sebrae Alagoas, uma turma de 40 alunos do ensino médio participa da Trilha Empreendedora, um programa que conta com atividades que desenvolvem competências como projeto de vida, habilidades socioemocionais e uso de ferramentas tecnológicas.
A iniciativa surgiu a partir de um modelo já aplicado pelo Sebrae Alagoas em escolas públicas, que era voltado ao desenvolvimento de lideranças e projetos de empreendedorismo social. Com a adaptação para o contexto das escolas privadas, a proposta ganhou uma nova abordagem, mais conectada ao perfil dos alunos e à realidade do mercado de trabalho.
“A ideia surgiu a partir de ações que nós realizamos na rede pública, mas percebemos que poderíamos oferecer uma abordagem diferente nas escolas privadas, criando conexões com outras frentes do Sebrae”, explica Giovana Busato, trainee do Sebrae Alagoas.
“A Trilha é uma ferramenta enriquecedora, que está proporcionando aos alunos a oportunidade de refletirem mais sobre a vida, o futuro e os caminhos que podem trilhar. A realidade de muitos dos nossos estudantes é desafiadora. O empreendedorismo surge como uma alternativa concreta de transformação de vida. Eles veem nisso uma chance real de mudar sua história”, destaca o professor de Tecnologia e Inovação do Centro Educacional, Igor Talis.
Impacto do projeto
Os alunos confirmam o impacto do projeto. Pedro Miguel, 16 anos, do 2º ano do ensino médio, compartilha sua motivação. “A experiência está sendo muito enriquecedora. Estou conseguindo me conhecer mais, participar de trabalhos em grupo, lidar com oportunidades e diversidades. Minha mãe é minha referência, ela é contadora e tem uma empresa. Hoje eu a ajudo com algumas ideias para as redes sociais, e penso em me profissionalizar nessa área e até abrir minha própria empresa no futuro”, explica.
Outro estudante, Bruno Calisto, de 17 anos, também se sente inspirado. “Está sendo muito divertido trabalhar com os colegas, aprender mais sobre a gente e sobre a vida. Essa experiência despertou em mim a vontade de empreender. Quero abrir um centro de treinamento para dar aulas de Muay Thai. Estou começando a enxergar esse sonho como algo possível”, conta.
Etapas do projeto e próximos passos
A Trilha Empreendedora é dividida em três etapas. O terceiro encontro da primeira fase aconteceu na última segunda-feira (19), com o consultor do Sebrae, Sérgio Accioly, que abordou habilidades ligadas ao empreendedorismo e à resolução de problemas. A próxima semana encerra essa fase com a realização de pitches, nos quais grupos de alunos apresentarão soluções para problemas discutidos nas oficinas.

O consultor do Sebrae, Sérgio Accioly, foi que comandou o terceiro encontro da primeira fase da Trilha Empreendedora.
A segunda fase, prevista para junho, será conduzida pela analista Lyana Munt e terá como foco o uso de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial no desenvolvimento de projetos. Já em julho acontece a terceira etapa, liderada pelo consultor Lucas Pipe, com oficinas práticas que culminam no evento “Realiza”, uma mostra com os projetos de impacto social desenvolvidos pelos estudantes.
Parceria com o Sebrae fortalece cultura de inovação
Com 21 anos de atuação, o Centro Educacional Jorge de Lima vem consolidando uma cultura pedagógica inovadora, apoiada em parcerias estratégicas, especialmente com o Sebrae Alagoas. A diretora Ivone Moura de Lima acompanha de perto esse processo e é entusiasta das iniciativas empreendedoras. Para Ivone, trabalhar o projeto de vida desde cedo faz diferença na formação dos estudantes. “Eles começam a se reconhecer, a perceber do que são capazes, a identificar talentos e habilidades que muitas vezes nem sabiam que tinham. Isso impacta não apenas os alunos, mas também suas famílias. A escola passa a ser um ambiente onde sonhos são descobertos e desenvolvidos”, conclui.