O Programa Em Pauta, apresentado por Guilherme Lopes, na Rádio Penedo FM (97,3 MHz e youtube.com/PenedoFmPlay), recebeu na manhã desta sexta-feira, 16, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

 

Na ocasião, os profissionais detalharam o programa de saúde que será lançado em breve na cidade, voltado à atenção à gravidez de alto risco no município ribeirinho. O termo de parceria também foi assinado nesta sexta-feira, 16.

 

De acordo com os pesquisadores, a iniciativa tem como foco principal a prevenção de complicações na gestação, utilizando recursos tecnológicos, como teleconsultas, para ampliar o acesso e a qualidade do acompanhamento médico.

 

Ainda durante a entrevista, os profissionais explicaram como o programa será implementado, em parceria com a atenção primária à saúde, envolvendo ativamente os agentes comunitários de saúde e as equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

 

“Esses agentes farão a triagem precoce das gestantes, ainda nos primeiros meses de gravidez, identificando possíveis sinais de risco. A partir daí, serão colhidos dados clínicos e realizados exames, como ultrassom morfológico, doppler das artérias uterinas, entre outras análises de extrema importância tanto para o primeiro quanto para o segundo trimestre da gestação. Além disso, também serão utilizados recursos de Inteligência Artificial que, aliados aos profissionais de saúde, serão essenciais para tornar o cuidado mais ágil e eficiente”, destacou o professor da UFAL Marcelo, que é natural da cidade de Penedo.

 

Para os pesquisadores do projeto, o programa tem potencial para salvar vidas e transformar a realidade da saúde materna no município, além de servir como modelo para outras cidades do interior, isso porque além de Penedo, o programa será realizado em mais sete municípios.

 

A proposta reforça o compromisso com a equidade no acesso à saúde, especialmente para populações mais vulneráveis. Com a união entre ciência, tecnologia e atenção básica, Penedo dá um passo importante rumo à redução da mortalidade materna e à promoção de uma gestação mais segura para todas as mulheres.