As atividades turísticas em Alagoas registraram um crescimento de 5,7% em março de 2025, na comparação com o mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta quarta-feira (14) pelo IBGE. O desempenho coloca o estado como o terceiro com maior alta no setor, atrás apenas da Bahia (11,4%) e do Rio Grande do Norte (6,9%).

Na comparação com março de 2024, o setor turístico alagoano também apresentou avanço, com alta de 6%. Apesar do resultado positivo no mês, o acumulado do primeiro trimestre de 2025 mostra uma retração de 1,2% no estado, em relação ao mesmo período do ano passado.

O bom desempenho de Alagoas vai na contramão do cenário nacional. Em março, o índice de atividades turísticas no Brasil caiu 0,2% em relação ao mês anterior, interrompendo a sequência de alta registrada em fevereiro (2,7%). Mesmo com a leve queda, o segmento segue 9,2% acima do patamar pré-pandemia e apenas 3,9% abaixo do recorde histórico alcançado em dezembro de 2024.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o setor de turismo brasileiro teve crescimento de 5,8%, impulsionado principalmente pelos serviços de transporte aéreo de passageiros, hotelaria, reservas de hospedagem e restaurantes. No acumulado do ano, o setor registra alta de 5,4%.

Ainda segundo o IBGE, apenas três das 17 unidades da federação pesquisadas apresentaram queda nas atividades turísticas em março: Paraná (-2,8%), Espírito Santo (-7,6%) e Rio Grande do Sul (-2,2%). Já entre os estados com melhores desempenhos no mês, destacam-se Rio de Janeiro (3,2%), Distrito Federal (4,8%) e Minas Gerais (1,0%).