Cada ângulo mostra uma coisa diferente. Tudo é perspectiva. E o diretor Vinícius Carvalho ajudou a CASA DA MATA a contar um pouco mais sobre essa mudança de ventos estruturais dentro da banda, com a entrada magistral pela porta da frente feita pelo guitarrista Nikolas França, o Niko.
Com entrada gratuita, o grupo de Rock arapiraquense realizará o lançamento de seu primeiro documentário nesta sexta-feira (16), a partir das 21h, no Pub Treze — bar alternativo que recebeu nome de uma das músicas da banda. Ou seja, o lugar é também muito simbólico para esta estreia deste doc, intitulado “Ontem Foi o Começo de Tudo”.
Na programação, além do minidoc, haverá inicialmente uma playlist de artistas e grupos musicais alagoanos feita a dedo pelo baterista Ayrton Bispo; um bate-papo especial com os quatro integrantes, com perguntas e respostas; e uma discotecagem luxuosa do projeto Radiola 3x1, de Iran Silva, com pedras dos anos 1960, 70 e 80 ecoando pelas caixas do pub, a partir de psicodelias, tropicálias e sons das antigas.

“Estamos voltando pro Pub Treze de um jeito diferente, como ninguém nunca viu, literalmente. No geral, aparecemos por lá só pra tocar. Agora, vamos trazer à memória este registro importante da nossa trajetória, que está mudando em uma nova curva ascendente. Assim, como diz o poeta Zé de Quinô, a gente tem que fincar a bandeira cultural do Agreste nesse nosso chão, para mostrar que somos daqui e temos orgulho de cantar as coisas daqui, com sotaque e tudo”, diz Breno Airan, baixista e vocalista da banda.
O doc tem aproximadamente 15 minutos de duração. Ele foi gravado em três etapas: na praia do Miaí de Cima, em Coruripe-AL, onde a banda se enclausurou para trabalhar em novas músicas; num estúdio em Arapiraca, para gravar as tais novas músicas que estarão no futuro EP do grupo; e no show de 10 anos da banda, no próprio Pub Treze, fechando o ciclo.
Após a exibição exclusiva da película, será feita uma mesa-redonda na première com a banda — que além de Niko, Ayrton e Breno, também conta com Alan Lins nos vocais e guitarras —, respondendo sobre o processo de concepção dessas novas músicas e sobre esse novo momento da CASA DA MATA.