São milhares de medicamentos distribuídos mensalmente em 32 unidades, UPA e CAPS.
Delmiro Gouveia se consolida como referência no acesso à saúde no Sertão de Alagoas, com a maior rede de farmácias públicas da atenção básica da região.
A estrutura conta com 32 farmácias localizadas nos postos de saúde, além de farmácias nas unidades da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), garantindo a distribuição de medicamentos essenciais para toda a população Delmirense.
Mensalmente, a rede de farmácias públicas do município atende a uma demanda significativa da população. Para medicamentos básicos, dispensados nas UBS e postos de saúde, são atendidas cerca de 4.811 receitas e distribuídas (dispensadas) 288.694 unidades, entre comprimidos e frascos. Já para medicamentos controlados (psicotropicos), fornecidos no CAF (Centro de Abastecimento Farmacêutico) e CAPS, o atendimento mensal alcança 4.264 receitas, com a dispensação de 255.853 unidades de medicamentos (comprimidos e frascos).
A distribuição dos medicamentos é realizada de forma estratégica para garantir o acesso da população em diferentes pontos da cidade. As 32 farmácias estão localizadas nos postos de saúde, além daquelas presentes na UPA e no CAPS, o que facilita o acesso aos medicamentos para os moradores de diferentes bairros e regiões do município.
A rede conta com o trabalho de 5 farmacêuticos, profissionais responsáveis por garantir a qualidade e o uso correto dos medicamentos, além de orientar os pacientes sobre o tratamento. Contando, ainda, com o apoio de mais de 40 auxiliares de farmácias distribuídos nas diversas farmácias do município.
A gestão municipal demonstra o compromisso em fortalecer a assistência farmacêutica, garantindo o acesso a medicamentos de forma gratuita e facilitando o tratamento de diversas doenças. A iniciativa contribui para a melhoria da qualidade de vida da população delmirense.