Atualizada às 10h30

Moradores da parte baixa de Maceió estão enfrentando uma verdadeira via-crúcis no trânsito. Há mais de uma semana, congestionamentos intensos têm sido registrados principalmente nas avenidas João Davino, Gustavo Paiva e Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, principais vias de acesso para quem vai em direção à parte alta e ao norte da cidade.

Rotas que normalmente são feitas em cerca de 20 minutos agora ultrapassam uma hora, provocando transtornos diários para motoristas e moradores. A situação tem se agravado com a formação de filas duplas e até triplas de veículos, tornando o fluxo ainda mais caótico.

Veja vídeo

“Há anos transito nessa região e nesse horário e nunca, exceto quando houve um evento internacional em um hotel de Cruz das Almas, vi algo parecido. Mas o que é mais estranho é que, até o momento, não haja nenhuma informação dos órgãos de trânsito”, relatou um morador do Condomínio Jardim Vaticano, revoltado com a falta de posicionamento oficial.

Outro caso foi o de uma moradora do bairro Stella Maris, que levou uma hora para percorrer menos de cinco ruas até sua casa, localizada ao lado de um supermercado. “É um absurdo, um trajeto que costumo fazer em 10 minutos virou um tormento diário”, desabafou.

Um morador de Cruz das Almas disse à reportagem que uma obra que acontece na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito está impedindo o fluxo de veículos por uma via, o que deixa apenas uma faixa ocasionando a retenção do tráfego.

A reportagem entrou em contato com o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) para questionar os motivos dos congestionamentos e a ausência de agentes de trânsito na região. Até o fechamento desta matéria, não houve resposta.

Em nota, a BRK informou que o serviço realizado na Avenida Brigadeiro Gomes de Brito, em Cruz das Almas, foi executado em caráter emergencial após uma obra da Algás atingir, acidentalmente, a linha de recalque da bacia de esgoto que atende a região. O impacto comprometeu mais de 10 metros da tubulação, que precisou ser substituída.

“O reparo, considerado de alta complexidade, já foi concluído pelas equipes técnicas. Neste momento, os trabalhos seguem com a repavimentação do trecho interditado da via, cuja liberação está prevista para o fim da tarde desta sexta-feira (9)”, pontuou a empresa.