Evento gratuito acontece nos dias 17 e 24 de maio e reúne shows, oficinas, batalhas de rima e ações sociais em praças públicas da capital alagoana

O Festival Favela Rap chega para ocupar espaços públicos com o som potente das quebradas, o talento da juventude periférica e a força criativa das artes urbanas. Com produção executiva de Nego Zika e Maria Clara, o evento será realizado nos dias 17 e 24 de maio, das 13h às 22h, em dois territórios simbólicos de Maceió: o Parque Linear do Benedito Bentes e a Quadra da Boa Vista, na Chã da Jaqueira.

A proposta do festival é fomentar a cultura do rap e suas diversas expressões na periferia, criando um espaço aberto, democrático e gratuito, com shows, oficinas, batalhas de rima, slam, grafite, corte e penteado afro-solidário, entre outras ações formativas e artísticas. Entre os destaques da programação estão apresentações de Huna, Arielle, Toninho, Fúria Jovem, Saci, Nego Zika, DJ Obama e DJ Walliston.

O projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com operacionalização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas.

Para Nego Zika, idealizador do festival e voz ativa da cultura periférica de Maceió, o Favela Rap é mais que um evento: é um movimento coletivo que nasce das ruas e retorna para elas em forma de arte, resistência e orgulho. “Queremos mostrar que a favela é potência criativa. 

Quando ocupamos as praças com arte, com rap, com troca, estamos dizendo que existimos, resistimos e produzimos cultura com identidade e raiz. O Festival Favela Rap é um grito de liberdade, um espaço onde a juventude preta e periférica pode se expressar, se ver e se reconhecer. É sobre mostrar que aqui também se faz arte com excelência, com força e com verdade”, afirma Nego Zika.

Mais do que um festival, o Favela Rap é um grito de pertencimento e resistência, que parte da periferia e reverbera por toda a cidade, celebrando a potência de uma juventude que transforma sua realidade por meio da arte.

📌 CRONOGRAMA COMPLETO 📌

DIA 17/05 – PARQUE LINEAR BENEDITO BENTES

🕐 13h às 22h

13h-14h: Palco Aberto

14h-15h: Corte de cabelo, penteado afro + Oficina de Rima

15h-16h: Oficina de Graffiti

16h-17h: Oficina de Break

17h-18h: Slam Ancestral

18h-19h: Batalha de Rima

19h-22h: Huna, Arielle, Toninho, DJ Obama, Nego Zika

 

DIA 24/05 – QUADRA BOA VISTA / CHÃ DA JAQUEIRA

🕐 13h às 22h

13h-14h: Palco Aberto

14h-15h: Corte de cabelo, penteado afro + Batalha de Caligrafia

15h-16h: Oficina de Graffiti

16h-17h: Oficina de Break

17h-18h: Slam Ancestral

18h-19h: Batalha de Rima

19h-22h: Fúria Jovem, Saci, DJ Walliston, Nego Zika