A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informou que o calendário de semeadura da soja no estado teve início neste mês de abril e segue até julho. O período determinado é uma das principais estratégias para o controle da ferrugem asiática, fungo que pode causar grandes prejuízos econômicos aos produtores.

O calendário complementa o chamado “vazio sanitário”, prática adotada para reduzir a incidência do fungo no campo, evitar a resistência a fungicidas e diminuir a necessidade de aplicações químicas.

Segundo a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Maria José Rufino, os produtores precisam estar atentos aos prazos. “Nesses três meses, ele pode fazer a semeadura de acordo com a determinação da portaria do Mapa, evitando ser autuado”, afirmou.

O calendário segue as diretrizes da Portaria nº 840, de 8 de julho de 2023, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece o período de plantio da soja em todo o território nacional para a safra 2023/2024.

 

*Com Ascom Adeal