A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início a um novo serviço voltado à saúde da população: a fisioterapia pélvica agora está disponível gratuitamente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital alagoana. O tratamento é oferecido no bloco C do Pam Salgadinho desde fevereiro deste ano.
O serviço foi implantado por iniciativa da fisioterapeuta pélvica Vânia Nascimento e tem como objetivo prevenir e reabilitar disfunções do assoalho pélvico. Entre as condições tratadas estão incontinência urinária, constipação, disfunção erétil, dores pélvicas e prolapsos de órgãos como útero, bexiga e intestino.
“O maior benefício é o impacto pessoal na vida dos pacientes, que resgatam a autonomia sobre o próprio corpo e a qualidade de vida, deixando de conviver com situações constrangedoras ou de isolamento”, afirma a fisioterapeuta Vânia Nascimento.
A dona de casa Neuza Pedro da Silva, de 67 anos, é uma das pacientes que já sentem os efeitos positivos do atendimento. “O tratamento está indo à frente e tenho me sentido bem melhor. A gente precisa se cuidar e eu sei que vou ficar boa”, comemora.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, com duração média de 60 dias por tratamento. São atendidos oito pacientes por dia, com sessões semanais. O encaminhamento para a fisioterapia pélvica pode ser feito por médicos de qualquer unidade de saúde da rede municipal.
Para marcar o atendimento, o usuário deve ter um encaminhamento médico e agendar pelo Sistema de Regulação (Pronto), por WhatsApp no número (82) 3312-5492 ou presencialmente no Pam Salgadinho.
Serviço:
Fisioterapia Pélvica no SUS
Local: Bloco C do Pam Salgadinho
Horário: Segunda a sexta-feira, a partir das 8h
Agendamento: WhatsApp (82) 3312-5492 ou presencial no Pam Salgadinho, com encaminhamento médico
*Com Ascom SMS