A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) anunciou, nesta segunda-feira (17), a criação da Diretoria de Homicídios, que terá abrangência em todo o Estado. As mudanças, introduzidas pela reestruturação, foram publicadas em uma portaria assinada pelo delegado-geral Gustavo Xavier no Diário Oficial.
A portaria regulamenta a investigação de homicídios, tanto tentados quanto consumados, com o objetivo de planejar, coordenar e executar ações preventivas e repressivas em todo o território estadual. Além disso, estabelece o trabalho investigativo e a busca ativa de pessoas desaparecidas, incluindo a criação de uma coordenação vinculada à diretoria de homicídios.
A nova estrutura contará com a direção-geral exercida pelo delegado Sidney Tenório e com as coordenações de Homicídios da Região Metropolitana, Homicídios do Interior e Desaparecimento de Pessoas. Esse modelo expande as funções da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Maceió para toda a região metropolitana.
Agora, a DHPP da Capital ficará responsável pelos casos ocorridos nos nove municípios da região metropolitana. Para dar maior atenção aos homicídios, a Delegacia de Homicídios de Rio Largo deixará de investigar crimes de tráfico, que passarão a ser apurados pelo 12º Distrito da cidade.
Além disso, três Unidades de Atendimento de Local de Crime serão instaladas no Estado para agilizar os levantamentos e facilitar o trabalho investigativo, uma vez que os indícios dos crimes são mais evidentes nas primeiras 24 horas. As unidades funcionarão em Maceió, Rio Largo e Arapiraca.
A Coordenação de Pessoas Desaparecidas, também criada pela portaria, terá como missão principal coordenar e supervisionar as investigações sobre desaparecimentos em todo o Estado, assegurando a integração dos esforços das unidades da Polícia Civil de Maceió.
Curso de Investigação
Nesta segunda-feira, teve início, no auditório da Delegacia Geral, um curso de investigação de homicídios voltado para delegados, agentes e escrivães que atuarão nas novas unidades da Diretoria de Homicídios.
Na abertura, o delegado-geral Gustavo Xavier destacou a importância da nova diretoria para o avanço na redução dos homicídios em Alagoas. “Colocar esse projeto em prática será um grande desafio, mas estamos prontos para levá-lo adiante com o apoio de todos”, afirmou.
O delegado Sidney Tenório afirmou que este será um marco importante no combate à violência no Estado. “É um projeto inovador, idealizado pelo delegado Gustavo Xavier, que abraçamos como uma grande missão”, declarou.
O delegado Rubens Martins também ressaltou a importância das mudanças anunciadas.
*Com Ascom PCAL