O transporte escolar para os estudantes da rede pública de Maceió vai ser retomado nesta quinta-feira (20), segundo informou a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Por meio de nota, a Semed disse que articulou, junto à empresa prestadora do serviço, a volta às atividades com segurança.
“A Semed informa ainda que o processo de licitação, em fase final para a contratação de uma nova frota, segue em andamento. A população de Maceió sabe e reconhece o compromisso histórico da atual gestão com uma educação pública de qualidade, em tempo integral e capaz de beneficiar milhares de famílias em nossa cidade”, continuou a nota.
O transporte escolar para a rede municipal de ensino de Maceió foi temporariamente suspenso na terça-feira (18), devido ao término do contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e a empresa prestadora do serviço. O acordo, que estava em vigor desde 2020, foi encerrado na segunda-feira (17).
Órgãos definem medidas de segurança
A decisão pelo retorno do transporte escolar foi tomada durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (19), na sede do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL).
O encontro contou com a participação do Ministério Público Federal (MPF/AL), da Defensoria Pública Estadual (DPE) e de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), do Gabinete Civil, do Conselho Municipal de Educação (Comed) e do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos.
Ficou estabelecido que a Prefeitura de Maceió realizará vistorias nos ônibus escolares, permitindo a circulação apenas daqueles que estejam em condições seguras. A Semed terá o prazo de 48 horas para apresentar um cronograma detalhado dessas inspeções.
Paralelamente, devido ao término do contrato entre o Município e a empresa fornecedora dos veículos, ocorrido no último dia 17, a gestão municipal também deverá obter, no mesmo prazo, uma resposta formal da empresa sobre a possibilidade de retomada do serviço, mediante um contrato por indenização.
O Conselho Municipal de Educação agendou uma reunião para a próxima terça-feira (25), na qual serão discutidos os ajustes necessários no calendário escolar, incluindo eventuais compensações pelos dias letivos comprometidos.
Protestos
Após a suspensão do transporte escolar na rede municipal de ensino, os moradores do bairro Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, realizaram um novo protesto, na última terça-feira (18). O grupo bloqueou a Avenida Rota do Mar para chamar a atenção das autoridades.
O grupo usou galhos, móveis velhos, colchão e pneus para interditar a via e, em seguida, atearam fogo aos objetos. Os dois sentidos da avenida foram bloqueados e um grande congestionamento se formou no local.
Um motociclista tentou furar o bloqueio e acabou sendo agredido por uma manifestante. A confusão logo foi controlada por populares.
O protesto é o terceiro realizado por pais de alunos do bairro para cobrar o serviço de transporte escolar da Prefeitura de Maceió.