A Equatorial Alagoas liderou o ranking de reclamações do Procon Maceió em 2024, seguida de perto pelo Itaú Unibanco e BRK Ambiental, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (23). Os principais motivos das queixas incluem interrupções no fornecimento de serviços, cobranças indevidas e renegociação de dívidas.

Já para o Itaú Unibanco foi um grande volume de renegociação de débitos pelos consumidores endividados, publicidade enganosa e cobranças indevidas e abusivas. Enquanto a BRK Ambiental se refere ao  faturamento excessivo, suspensão do fornecimento do serviço, cobrança de taxas abusivas e indevidas e renegociação e parcelamentos de débitos.

Segundo a diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley, "Orientamos a população a não deixar de buscar a efetivação de seus direitos, como também alertamos as empresas a aprimorarem o relacionamento com os consumidores e a seguir à legislação consumerista"

O Procon ainda explica que a divulgação desses dados é amparada no Artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, que determina aos órgãos públicos que fiscalizam as relações de consumo, a manutenção de cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços e  priorize a atuação na prevenção e repressão à lesão dos direitos dos consumidores de forma assertiva.

Confira o ranking completo:

Para mais informações ou dúvidas, o contato com o Procon Maceió pode ser feito pelo WhatsApp (82) 98882-8326 e ainda no 0800 082 4567.

Nota de esclarecimento:

Sobre balanço divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Procon Maceió, a Equatorial Alagoas informa que acompanha, de forma periódica, os dados registrados nos órgãos de proteção ao consumidor e que possui uma área específica para atendimento dessas solicitações. Ao fazer um comparativo entre os anos de 2023 e 2024, é possível notar uma redução de 27,1% no número total de reclamações apresentadas aos Procons com atuação no Estado de Alagoas.

A empresa reforça que tem atuado intensamente para que as demandas dos clientes sejam tratadas no primeiro contato, sem que haja a necessidade de procurar outra instância para solucionar as demandas e tem investido na melhoria dos seus serviços.

A Equatorial orienta que a população procure a empresa para esclarecer dúvidas e resolver suas pendências e pontua que tem atendimento presencial nos 102 municípios do estado. Reforça também que é possível ter atendimento na comodidade do lar, 24h por dia, via mensagem de texto no WhatsApp com a assistente virtual Clara no número (82) 2126-9200, pelo site equatorialenergia.com.br e ainda através da Central de Atendimento no telefone 0800 082 0196.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

*Com Assessoria Procon Maceió