No próximo dia 20, o Brasil celebrará o Dia da Consciência Negra, uma data importante que promove a reflexão sobre a luta por igualdade e respeito entre as raças. Nesse contexto, o Projeto Trampolim, liderado pelo bacharel em Educação Física, Gilvan Ciriaco, marcará presença em um grande evento nacional em Recife/PE. São estudantes da rede pública da cidade de Messias/AL que integrantes do projeto que estarão nessa missão na capital pernambucana.
É bom frisar que entre os mais de 5.500 municípios brasileiros, apenas 50 foram reconhecidos pela organização do evento tendo à frente a Premium Brasil Group (PBG), empresa especializada há 28 anos na avaliação dos trabalhos sociais que são executados no País. O Projeto Trampolim desenvolve atividades voltadas para esporte, cultura e lazer. Além de Messias, ele também promove ações em Porto de Pedras, focadas no meio ambiente e em práticas esportivas. A participação é uma oportunidade ímpar para apresentar os resultados e as práticas do projeto em um cenário nacional.
Gilvan Ciriaco destaca que o grupo apresentará um espetáculo com 26 estudantes. A apresentação incluirá a reconstrução de pirâmides humanas, circo social e ginástica para todos, em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Essa iniciativa ressalta o compromisso do Projeto Trampolim com a igualdade e a valorização da diversidade.
Além disso, o grupo participará de uma importante ação artística voluntária e está oficialmente cadastrado no Mapa das Ações do Brasil pela Igualdade Racial 2024. A delegação para o evento contará com 28 integrantes, incluindo 20 alunos e 8 mães que acompanharão seus filhos nesta jornada significativa.
Dados gerais
O Projeto Trampolim foi criado há 20 anos, e nesse período atuou em Atalaia, Messias, Boca da Mata, Maragogi, Barra de Santo Antônio, Porto Calvo, Porto de Pedras, Pilar e em Maceió. Inclusive o Projeto tem vários artigos científicos desenvolvidos na USP, UPE, UFAL, e na Universidade Maurício de Nassau, pela pesquisadora, Eugênia Rodrigues de Mendonça.
Vale ressaltar que o Trampolim recebeu apoio decisivo da Petrobras em 2008, e recebeu um conceituado Prêmio Nacional estregue em dezembro de 2015 em Salvador/BA, pela sua ações no pacato município alagoano da Barra de Santo Antônio.
Objetivo do Projeto
Desconstrução da violência e minimizar a evasão escolar na rede pública de ensino. Além disso, acrescentando atividades física, saúde e qualidades de vida, promovendo a cultura, o esporte e lazer, como ferramentas de transformação social.