Segundo levantamento da Folha, no País, 98% dos 116 prefeitos mais beneficiados com emendas parlamentares em seus quatro anos de mandato foram reeleitos.  

Em Alagoas, menos  de 20% dos prefeitos que disputaram a reeleição ou apoiaram outro candidato foram derrotados.

Em Maceió, com exceção de Leonardo Dias, todos os vereadores eleitos pelo PL têm Institutos que recebem recursos públicos do município para prestar assistência à população.

Todos os eleitos e reeleitos do MDB usam da mesma estratégia, ou já usaram. Nesse caso, os recursos são de convênios com o Estado e, em outras situações, também com a Prefeitura.   

O retrato do  momento é que vereador em Maceió presta assistência com apoio do poder público, com dinheiro público e ganha em troca o voto.

O que há de novo pós-eleição em Maceió é que esse voto está cada dia mais fisiológico. Por isso não temos surpresas, os vencedores são conhecidos antecipadamente quase em sua totalidade.

EM TEMPO - "Quem acha que os votos em Maceió são todos espontâneos e os do Agreste e Sertão são de redutos está com a mesma postura do sulista preconceituoso quando ataca os nordestinos", conclui um velho amigo.