No último dia 3 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação de Limoeiro de Anadia deu início à Campanha Setembro Amarelo com um evento significativo na Quadra Poliesportiva Mestre Zé Belo. Com o tema "Se precisar, peça ajuda!", o evento contou com a presença do Psicólogo Júnior Amaranto como palestrante, que abordou a importância da campanha e compartilhou dicas valiosas para promover uma saúde mental equilibrada neste Setembro Amarelo de 2024.
A manhã reuniu a comunidade escolar, profissionais da saúde, assistência social e demais convidados, proporcionando um espaço de aprendizado e conscientização. Os profissionais da educação saíram do evento com novos conhecimentos sobre como lidar com diversas situações envolvendo os alunos da rede municipal de ensino. Além disso, algumas turmas da Escola Estadual Francisco Domingues marcaram presença, reforçando a relevância da campanha para toda a comunidade estudantil.
Durante todo o mês de setembro, a equipe multiprofissional da educação esteve presente nas escolas municipais, realizando ações de prevenção ao suicídio e promovendo conversas abertas com a comunidade escolar. Esse trabalho contínuo visa criar um ambiente de suporte e acolhimento para alunos, professores e funcionários, assegurando que todos possam lidar melhor com questões de saúde mental.
Compromisso com a Agenda 2030
A ação promovida pela Secretaria de Educação de Limoeiro de Anadia está diretamente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, um plano global voltado para erradicar a pobreza extrema, garantir educação de qualidade, proteger o meio ambiente e promover sociedades inclusivas até o ano de 2030.
Nesse contexto, a Campanha Setembro Amarelo reflete o compromisso do município com dois dos principais objetivos: o ODS 03, que visa garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, e o ODS 04, que busca garantir uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Através de suas ações de conscientização sobre saúde mental, o município não apenas se preocupa com o bem-estar emocional de seus cidadãos, mas também fortalece o papel da educação como um meio para melhorar a vida de cada indivíduo.
Com essas iniciativas, Limoeiro de Anadia reafirma seu compromisso em criar uma sociedade mais saudável, inclusiva e preparada para os desafios contemporâneos, em consonância com as metas globais estabelecidas na Agenda 2030.

