Ao comprar passagens aéreas ou utilizando o seu cartão de crédito nos site de vendas online você acumula pontos ou milhas. Essas são alguma das vantagens dos programas de fidelidade ou recompensa das empresas. No Brasil as companhias aéreas Azul, Gol e LATAM possuem programas de fidelidade.
O consumidor pode ganhar pontos pagando a fatura do cartão de crédito em dia ou até mesmo abastecendo o veículo. Mas é importante verificar as regras destes programas de fidelidade. Os pontos têm validade e se não forem utilizados são perdidos. A cada dólar gasto o consumidor ganha um ponto ou milha.
Troca por passagens aéreas
Os pontos ou milhas acumulados no cartão de crédito podem ser usados para a emissão de passagens aéreas, reserva do hotel, aluguel de carro ou até mesmo para você realizar um cruzeiro . Os pontos também podem ser trocados por produtos eletrônicos, entre outros. A inscrição no programa de fidelidade das companhias aéreas é gratuita.
Faça aqui o seu cadastro gratuito na Smiles, programa de fidelidade da Gol
Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização mostra que mais de 80% dos consumidores priorizam empresas que oferecem programas de fidelidade. Eles considerando essas iniciativas um ponto positivo no relacionamento com a marca. A preferência por empresas que proporcionam benefícios cresceu, passando de 72% em 2022 para 85,2% em 2023.
Confira outras vantagens do programas de fidelidade
Alguns programas de fidelidade são vinculados a e-commerces, que oferece, por exemplo, o frete grátis como recompensa. Esse é um dos benefícios mais apreciados pelos consumidores. A economia com frete pode ser um diferencial importante na decisão de compra.
Muitos programas de fidelidade oferecem acesso antecipado a promoções ou lançamentos de produtos, permitindo que os consumidores aproveitem ofertas antes do público geral.
Parte do valor gasto pelo consumidor retorna como crédito para ser utilizado em compras futuras, uma forma direta de economizar.